ABRAINC NEWS

14 de novembro de 2023

Tesouro faz 1ª emissão de títulos sustentáveis no mercado internacional

Compartilhar:

Ministério da Fazenda apresentou em março deste ano a ideia de lançar os títulos e estima que ser possível destinar R$ 10 bilhões originários da primeira emissão para o Fundo Nacional de Mudança do Clima

A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) informou na manhã desta segunda-feira (13/11) que está fazendo sua primeira emissão de título sustentável em dólares no mercado internacional. “Os títulos serão emitidos no mercado global e o resultado será divulgado ao final do dia de hoje”, disse a STN em comunicado.

A operação será conduzida por três bancos (Itaú BBA, J.P. Morgan e Santander). Já os títulos emitidos terão “benchmark de 7 anos, com vencimento em 2031”.

Na sexta-feira (10/11), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Tesouro Nacional está avaliando o momento oportuno para lançar os títulos externos soberanos sustentáveis, diante do cenário global mais desafiador neste ano.

"Os green bonds já estão regulamentados e serão emitidos tão logo a Secretaria do Tesouro Nacional considere oportuna, em virtude de um cenário externo neste momento muito desafiador", afirmou o ministro durante participação virtual no Fórum dos Governadores da Amazônia Legal.

Segundo a STN, o objetivo da operação “é reafirmar o compromisso” do governo federal “com políticas sustentáveis, convergindo com o crescente interesse de investidores não residentes e com a expansão do mercado de títulos temáticos no mundo”.

“O Tesouro Nacional dá continuidade à sua estratégia ao emitir o primeiro título sustentável soberano da República em dólar no mercado externo, usando como benchmark uma importante referência para o setor corporativo, e se comprometendo a alocar o montante equivalente aos recursos captados em ações que impulsionem a sustentabilidade e contribuam para a mitigação de mudanças climáticas, para a conservação de recursos naturais e para o desenvolvimento social”, disse. “A emissão reforça o papel importante da dívida externa em termos de alongamento de prazo, diversificação de indexadores e da base de investidores.”

O Ministério da Fazenda apresentou em março deste ano a ideia de lançar os títulos, como forma de “afirmar o compromisso do país com políticas sustentáveis”. A STN não divulgou estimativa de arrecadação com os títulos. No entanto, o Ministério da Fazenda afirma que será possível destinar R$ 10 bilhões originários da primeira emissão para o Fundo Nacional de Mudança do Clima.

Fonte: Valor Investe

Compartilhar:

Notícias relacionadas

9 de junho de 2026

ABRAINC apoia manifesto em defesa da PEC 12 do Trabalho Flexível

Entidade se junta a organizações que representam mais de 40 milhões de empregos no Brasil em apoio à modernização das relações de trabalho

<

Categoria:
29 de maio de 2026

Novas restrições no Campo de Marte podem gerar prejuízo de R$ 25 bilhões para São Paulo em dez anos

Estudo da ABRAINC em parceria com o Secovi aponta que mudanças na operação do aeroporto impactam 90% da produção imobi

Categoria:
28 de maio de 2026

ABRAINC participa de audiência pública no STJ sobre solução extrajudicial em ações de consumo

Tema 1396 discute se consumidores devem comprovar tentativa prévia de solução antes de ingressar com ação judicial

Categoria:
26 de maio de 2026

ABRAINC defende transição mínima de 60 meses para mudanças na escala 6x1

O presidente da ABRAINC, Luiz França, concedeu entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (25/05) sobre os possíveis impactos da proposta de fim da escala 6x1 para o setor de incorporação imobiliária.

Na aval

Categoria: