ABRAINC NEWS
Tesouro faz 1ª emissão de títulos sustentáveis no mercado internacional
Compartilhar:
Ministério da Fazenda apresentou em março deste ano a ideia de lançar os títulos e estima que ser possível destinar R$ 10 bilhões originários da primeira emissão para o Fundo Nacional de Mudança do Clima
A Secretaria do Tesouro Nacional (STN) informou na manhã desta segunda-feira (13/11) que está fazendo sua primeira emissão de título sustentável em dólares no mercado internacional. “Os títulos serão emitidos no mercado global e o resultado será divulgado ao final do dia de hoje”, disse a STN em comunicado.
A operação será conduzida por três bancos (Itaú BBA, J.P. Morgan e Santander). Já os títulos emitidos terão “benchmark de 7 anos, com vencimento em 2031”.
Na sexta-feira (10/11), o ministro da Fazenda, Fernando Haddad, afirmou que o Tesouro Nacional está avaliando o momento oportuno para lançar os títulos externos soberanos sustentáveis, diante do cenário global mais desafiador neste ano.
"Os green bonds já estão regulamentados e serão emitidos tão logo a Secretaria do Tesouro Nacional considere oportuna, em virtude de um cenário externo neste momento muito desafiador", afirmou o ministro durante participação virtual no Fórum dos Governadores da Amazônia Legal.
Segundo a STN, o objetivo da operação “é reafirmar o compromisso” do governo federal “com políticas sustentáveis, convergindo com o crescente interesse de investidores não residentes e com a expansão do mercado de títulos temáticos no mundo”.
“O Tesouro Nacional dá continuidade à sua estratégia ao emitir o primeiro título sustentável soberano da República em dólar no mercado externo, usando como benchmark uma importante referência para o setor corporativo, e se comprometendo a alocar o montante equivalente aos recursos captados em ações que impulsionem a sustentabilidade e contribuam para a mitigação de mudanças climáticas, para a conservação de recursos naturais e para o desenvolvimento social”, disse. “A emissão reforça o papel importante da dívida externa em termos de alongamento de prazo, diversificação de indexadores e da base de investidores.”
O Ministério da Fazenda apresentou em março deste ano a ideia de lançar os títulos, como forma de “afirmar o compromisso do país com políticas sustentáveis”. A STN não divulgou estimativa de arrecadação com os títulos. No entanto, o Ministério da Fazenda afirma que será possível destinar R$ 10 bilhões originários da primeira emissão para o Fundo Nacional de Mudança do Clima.
Fonte: Valor Investe
Compartilhar:
Notícias relacionadas
ABRAINC apoia manifesto em defesa da PEC 12 do Trabalho Flexível
Entidade se junta a organizações que representam mais de 40 milhões de empregos no Brasil em apoio à modernização das relações de trabalho
<Categoria:Novas restrições no Campo de Marte podem gerar prejuízo de R$ 25 bilhões para São Paulo em dez anos
Estudo da ABRAINC em parceria com o Secovi aponta que mudanças na operação do aeroporto impactam 90% da produção imobi
Categoria:ABRAINC participa de audiência pública no STJ sobre solução extrajudicial em ações de consumo
ABRAINC defende transição mínima de 60 meses para mudanças na escala 6x1
O presidente da ABRAINC, Luiz França, concedeu entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (25/05) sobre os possíveis impactos da proposta de fim da escala 6x1 para o setor de incorporação imobiliária.
Na aval
Categoria: