ABRAINC NEWS
11 de outubro de 2021
SindusCon-SP promove curso técnico de Concreto Armado
Compartilhar:
O curso tem o objetivo de expor conceitos técnicos para os colaboradores que executam as estruturas de concreto armado.
A aula online permite que você acompanhe o treinamento ao vivo, com interação entre alunos e professor através da plataforma Teams. Conteúdo estruturado para atender a demanda de profissionais de diversos estados brasileiros.
Datas: 28 de outubro, 4 e 9 de novembro
Horário: 17h às 19h
Conteúdo Programático:
AULA 1 – dia 28 de outubro
- Fundamentos do detalhamento das armaduras em estruturas de concreto armado.
- Histórico e conceitos básicos do concreto armado
- Conceito armaduras mínimas
- Funções do cobrimento das armaduras
- Funcionamento conjunto aço x concreto
- Aderência
- Regiões especiais
- Punção e colapso progressivo
- Controle de fissuração por retração
- Funções dos estribos de pilares
AULA 2 – dia 04 de novembro.
- Efeitos do posicionamento incorreto das armaduras em estruturas de concreto armado
- Responsabilidades
- Importância dos cobrimentos
- Consequências do mal posicionamento das armaduras
- Improvisos em obra
- Estribos em pilares
- Lajes planas
- Aberturas provisórias em lajes
- Juntas de concretagem
- Juntas de dilatação
AULA 3 – dia 09 de novembro.
- Boas práticas na montagem das armaduras de estruturas de concreto armado
- Importância dos espaçadores
- Armaduras em pilares
- Armaduras em vigas
- Armaduras em lajes
- Armaduras em lajes-cogumelo e lajes lisa
- Consequências
Público Alvo:
Engenheiros, estagiários de obras, mestres de obra e encarregados da armadura.
Corpo Docente:

Eng. Msc. Odinir Klein Júnior – Engenheiro Civil pela Universidade Federal de Santa Catarina em 2008 e Mestre em Engenharia de Estruturas pela Universidade de São Paulo em 2011, com Doutorado em andamento. Atua como gerente de desenvolvimento de projetos estruturais de concreto na empresa França & Associados Projetos Estruturais desde 2008. Atuou como secretário da revisão da norma ABNT NBR 6120:2019.

Eng. Satoro – Jorge Nakajima – Engenheiro Civil pela Faculdade de Engenharia São Paulo em 2000, Tecnólogo em Construção Civil modalidade Edifícios pela Faculdade de Tecnologia de São Paulo em 1997 e especialização em Gestão de Projetos de Sistemas Estruturais pelo Programa de Educação Continuada da Escola Politécnica da USP em 2003. Colaborador na empresa França & Associados Projetos Estruturais desde o ano 2000, sendo que desde 2013 atua como gerente de produção de armaduras. Um dos autores do e-book MANUAL DE BOAS PRÁTICAS – Montagem das Armaduras de Estruturas de Concreto Armado em 2021.
Faça sua inscrição!
Compartilhar:
Notícias relacionadas
8 de outubro de 2026
Incorpora ABRAINC 2026 reúne 700 participantes para debater crédito imobiliário, reforma tributária e mudanças no perfil do comprador
Luiz França (ABRAINC), Tar
Categoria:2 de outubro de 2026
STJ aprova novas regras para cobrança de custas judiciais
O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou novas regras para o cálculo das custas judiciais, que passam a valer em 1º de janeiro de 2027. Com a
Categoria:28 de setembro de 2026
ABRAINC participa de encontro com presidente Lula e representantes do setor produtivo
Categoria:
21 de setembro de 2026
ABRAINC realiza live sobre implantação da NF-e ABI no contexto da Reforma Tributária
Categoria: