ABRAINC NEWS
25 de fevereiro de 2026
Setor imobiliário avança em diálogo com a ENEL para agilizar ligações definitivas de energia
Compartilhar:
Nova reunião com a ENEL foi realizada nesta quarta-feira (25/02), na FIESP. ABRAINC, Secovi-SP e Sinduscon-SP participaram do encontro, que deu continuidade às discussões iniciadas em 30/01. Pela ENEL, esteve presente Ronaldo Camargo, diretor de Relações Institucionais, além de equipe técnica da concessionária.
A ABRAINC foi representada pela consultora técnica Marcia Haddad. Pelo Sinduscon-SP, estiveram presentes o presidente Yorki Stefan e o diretor Willian Gilheta, coordenador do GT ENEL. Pelo Secovi-SP, participou Paulo Rewald, e pela FIESP, o vice-presidente Andrea Matarazzo e o 1º Diretor Secretário José Silvio Valdissera.
A ENEL destacou o problema de falta de mão de obra especializada e apresentou novos procedimentos facilitadores para as novas ligações, como por exemplo:
- Ajustes no fluxo de análise de projetos, com reanálise estruturada e direcionamento ao mesmo técnico responsável, reduzindo retrabalhos (implementado em fevereiro/26)
- Alternativa para que as incorporadoras sejam responsáveis pela execução completa das obras civis e elétricas até o transformador, ficando a partir desse ponto toda a execução na rede de responsabilidade da ENEL.
- Segundo dados apresentados, existem 598 obras contratadas, sendo 163 com potencial para adoção dessa solução (27% das obras pendentes)
A concessionária também solicitou às entidades auxílio e divulgação para que sejam homologados novos fornecedores e novas indústrias junto à concessionária, também como forma de auxiliar a enfrentar os atrasos.
Redação ABRAINC
Compartilhar:
Notícias relacionadas
5 de maio de 2026
Valor Econômico destaca alerta da ABRAINC sobre uso do FGTS no Desenrola 2
Posicionamento da Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) sobre a proposta de uso de recursos do FGTS no programa Desenrola 2 foi destaque em reportagem publicada pelo jornal Categoria:
4 de maio de 2026
Uso do FGTS no Desenrola 2 pode custar até 107 mil empregos e 46 mil moradias populares
São Paulo, 4 de maio de 2026 – A Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) manifesta preocupação com a proposta de liberação de recursos do FGCategoria:
29 de abril de 2026
ABRAINC vê redução da Selic como positiva, mas defende aceleração do ciclo para impulsionar economia
A ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras) considera acertada a nova redução da Taxa Selic para 14,50% ao ano, anunciada nesta quarta-feira (29/04) pelo Comitê de Política MonetáriaCategoria:
24 de abril de 2026
Escala 6x1: Presidente da ABRAINC alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população
Em entrevista ao vivo à BandNews TV nesta quinta-feira (23/04), Luiz França, presidente da ABRAINC, alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população com a redução da jornada de trabalho, e defende que proposta
Categoria: