ABRAINC NEWS

11 de março de 2021

Rubens Menin diz no Summit Abrainc que Brasil está sendo mal avaliado e que há luz no fim do túnel

Compartilhar:

O presidente do conselho de administração da MRV e conselheiro da Abrainc, Rubens Menin, disse que o Brasil "está sendo mal avaliado" e que há luz no fim do túnel para a situação sanitária e econômica, o que permite um olhar mais otimista sobre os rumos do País. As declarações foram feitas na abertura do Summit Abrainc, que reúne empresários da construção e bancos, além de parlamentares.




"Acredito que o Brasil esteja sendo mal avaliado por muitos. Eu acredito que a vacinação será melhor daqui para frente", afirmou, destacando que o País está entre os dez no ranking global com mais vacinações em termos de quantidade de vacinas aplicadas (mas não em termos de porcentual da população vacinada).



A quantidade de pessoas vacinadas contra a covid-19 no Brasil chegou a 9 milhões ontem. O número representa 4,26% da população brasileira. Entre os 9 milhões de vacinados, 3,2 milhões receberam a segunda dose da vacina.


Menin citou que o setor da construção foi impulsionado pelos juros baixos ao longo de 2020, mas indicou que esses juros podem subir caso a inflação não seja controlada. "Hoje tivemos notícia não muito boa, com IPCA acima do previsto pelo mercado. Precisamos ter controle da inflação", disse.


O empresário afirmou que o Brasil tem condições de melhorar seu equilíbrio fiscal e reduzir as desconfianças de investidores, com consequente redução do dólar, a partir da aprovação da PEC Emergencial e da reforma administrativa. "A partir daí teremos uma virada", apontou.


Menin frisou que o setor da construção apoia integralmente a agenda de reformas e que fará a cobrança pela aprovação dessas pautas, mas de "forma digna e correta". Segundo Menin, é preciso ter mais união da sociedade. Na sua visão, há "críticas do que precisa ser criticado", mas faltam "elogios para o que precisa ser elogiado".


Entre os pontos a serem elogiados, ele citou a atuação da Caixa para concessão do auxílio emergencial, além das medidas para incentivar o financiamento imobiliário, por exemplo.


Por Circe Bonatelli e André Ítalo Rocha


Publicado no Broadcast da Agência Estado

Compartilhar:

Notícias relacionadas

9 de junho de 2026

ABRAINC apoia manifesto em defesa da PEC 12 do Trabalho Flexível

Entidade se junta a organizações que representam mais de 40 milhões de empregos no Brasil em apoio à modernização das relações de trabalho

<

Categoria:
29 de maio de 2026

Novas restrições no Campo de Marte podem gerar prejuízo de R$ 25 bilhões para São Paulo em dez anos

Estudo da ABRAINC em parceria com o Secovi aponta que mudanças na operação do aeroporto impactam 90% da produção imobi

Categoria:
28 de maio de 2026

ABRAINC participa de audiência pública no STJ sobre solução extrajudicial em ações de consumo

Tema 1396 discute se consumidores devem comprovar tentativa prévia de solução antes de ingressar com ação judicial

Categoria:
26 de maio de 2026

ABRAINC defende transição mínima de 60 meses para mudanças na escala 6x1

O presidente da ABRAINC, Luiz França, concedeu entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (25/05) sobre os possíveis impactos da proposta de fim da escala 6x1 para o setor de incorporação imobiliária.

Na aval

Categoria: