ABRAINC NEWS

7 de outubro de 2024

Robôs construirão casas em "microfábricas" para reduzir crise habitacional nos EUA

Compartilhar:

Estrutura de madeira das casas será construída com base em um software de fabricação alimentado por inteligência artificial (IA)

Em resposta à crescente escassez de moradias nos Estados Unidos, robôs alojados em "microfábricas" serão responsáveis pela construção de casas no Centro-Oeste do país. A tecnologia, desenvolvida pela empresa britânica Automated Architecture (AUAR), será utilizada pela Rival Holdings, dos EUA, para promover o desenvolvimento sustentável em regiões onde a demanda por habitações é alta.

https://cdn.abrainc.org.br/files/2024/10/1d90ffce-e773-49c4-b2bc-f57380a34bc3.webp

A estrutura de madeira das casas será construída com base em um software de fabricação alimentado por inteligência artificial (IA)

Foto: Automated Architecture (AUAR)

Essas microfábricas, pequenas o suficiente para serem transportadas em contêineres, têm capacidade de produção de até 180 novas casas por ano cada uma, de acordo com a Rival Holdings.

A estrutura de madeira das casas será construída com base em um software de fabricação alimentado por inteligência artificial (IA), projetado pela AUAR, que leva em conta tanto as cadeias de suprimentos locais quanto os códigos de construção da região.

Mollie Claypool, cofundadora e CEO da AUAR, explicou à Newsweek que as microfábricas já estão a caminho dos EUA e devem chegar dentro de duas semanas.

"Nossa missão é construir um ecossistema global de construção automatizada para casas sustentáveis, e isso significa que essas microfábricas são apenas o começo de um projeto muito maior", afirmou Claypool ao portal.

A empresa já está trabalhando para estabelecer parcerias semelhantes em outros países da Europa e também no Canadá.

A tecnologia das microfábricas foi inicialmente testada na Bélgica, onde se mostrou lucrativa em apenas seis semanas, levando à expansão para os Estados Unidos. A AUAR contou com o apoio da ABB Robotics para a expansão, e a empresa declarou que a tecnologia tem o potencial de "revolucionar o setor de construção".

Fonte: Portal Terra

Compartilhar:

Notícias relacionadas

14 de maio de 2026

Em Brasília, ABRAINC alerta para riscos à sustentabilidade do FGTS em reunião no Ministério do Trabalho

A diretoria da ABRAINC cumpriu agenda em Brasília nesta quarta-feira (13/05), com o secretário do Ministério do Trabalho, Carlos Augusto, para manifestar preocupação com a proposta de uso de recursos do FGTS para o programa Desenrola 2

Categoria:
14 de maio de 2026

Proposta de Código de Obras Padronizado Nacional é apresentada ao Ministério das Cidades

A ABRAINC apresentou, nesta quarta-feira (13/05), uma proposta para a criação de um Código de Obras Padronizado Nacional durante reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Desburocratização, Industrialização e Inovação da Secretaria Nacional

Categoria:
5 de maio de 2026

Valor Econômico destaca alerta da ABRAINC sobre uso do FGTS no Desenrola 2

Posicionamento da Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) sobre a proposta de uso de recursos do FGTS no programa Desenrola 2 foi destaque em reportagem publicada pelo jornal

Categoria:
4 de maio de 2026

Uso do FGTS no Desenrola 2 pode custar até 107 mil empregos e 46 mil moradias populares

São Paulo, 4 de maio de 2026 – A Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) manifesta preocupação com a proposta de liberação de recursos do FG

Categoria: