ABRAINC NEWS

13 de dezembro de 2022

Projeto de incentivo à cultura e educação amplia acesso aos livros a mais de 1.300 profissionais da construção

Compartilhar:

No dinâmico cenário de um canteiro de obras, uma pausa para despertar a imaginação e se deixar levar pelos encantos das histórias dos livros. A imagem, um tanto inusitada, ganha vida e forma com o projeto "Canteiro da Leitura", do Instituto A.Yoshii, entidade sem fins lucrativos que, há 16 anos, promove e compartilha os cuidados de responsabilidade social do Grupo A.Yoshii.

Implementado em julho de 2021, o projeto registra excelente aceitação e repercussão entre os colaboradores e, em pouco mais de um ano, atingiu a marca de dez Canteiros da Leitura implementados no Paraná, nas cidades de Curitiba, Londrina, Maringá e Porto Amazonas.

Ao todo, o projeto já beneficiou 1.357 trabalhadores da construção civil que, com livre acesso às obras literárias, encontram no ambiente de trabalho um novo incentivo à leitura. Nestas bibliotecas construídas dentro dos canteiros de obra, a construtora disponibiliza mais de 150 exemplares entre livros, revistas e histórias em quadrinhos, que podem ser lidos nos intervalos de trabalho ou em casa, engajando a leitura em família.

"Temos acompanhado o fluxo de empréstimos dos livros e estamos muito satisfeitos com o resultado do projeto. Muitos funcionários levam exemplares para casa e essa é a essência do projeto: impactar positivamente os colaboradores e a comunidade. Quanto mais pessoas desfrutarem dessa iniciativa, melhor", celebra o presidente do Instituto A.Yoshii, Aparecido Siqueira.

Os títulos disponibilizados integram o acervo do Instituto e são voltados para as realidades profissional e pessoal dos colaboradores, como biografias, literatura brasileira, infantil e internacional, autoajuda, gestão, entre outros.

Biblioterapia: benefícios para o cérebro e desenvolvimento social

Uma pesquisa da Universidade de Sussex, da Inglaterra, revelou que seis minutos diários de leitura aliviam o estresse e as tensões, além de melhorar o funcionamento do cérebro, desenvolver o senso crítico, estimular a imaginação, ampliar o conhecimento e enriquecer o vocabulário e a escrita.

Emily Regina Alves dos Santos trabalha em uma obra de Maringá e relata que, logo nos primeiros dias de implantação do projeto, 25 livros já haviam sido emprestados. Ela, que atua na limpeza geral, diz que os livros infantis garantem bons momentos de lazer e relaxamento. "Ajuda a distrair e a esquecer um pouco das tarefas do dia a dia porque a gente passa a focar só no livro. As histórias infantis são as minhas preferidas", conta.

Já Bryan Lucas Ribeiro Gaya, que trabalha no almoxarifado, prefere os livros de ficção e as biografias. "Quem olha uma obra do lado de fora não imagina que tem um espaço como esse, que nos permite mergulhar em tantas histórias e adquirir novos conhecimentos", diz.

Atualmente, o Canteiro da Leitura está presente em quatro obras em Londrina e duas em Maringá. De acordo com Siqueira, para a implantação do projeto a obra precisa estar em uma fase mais avançada. "Ao ser concluída, desmontamos o espaço e o levamos para uma nova obra. A intenção é estender o projeto para as outras praças de atuação do Grupo A.Yoshii", diz.

Bibliotecas feitas a partir de resíduos da construção civil

Além do compromisso com Cultura e Educação, principais pilares do Instituto A.Yoshii, Siqueira destaca o viés sustentável do projeto. "É uma iniciativa pautada tanto no incentivo à leitura e acesso ao conhecimento como no compromisso com o meio ambiente. Grande parte do mobiliário disponível nesses espaços de leitura é desenvolvido pelas equipes de obra, a partir de resíduos da construção civil que seriam descartados", afirma.

Neste mês de novembro, o Instituto A.Yoshii foi certificado com o Selo Sesi ODS 2022, na categoria Inovação com o projeto Canteiro da Leitura. A cada ano, o Sesi-PR destaca os trabalhos realizados no alcance dos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU.

Fonte: Assessoria de Comunicação A.Yoshii


Compartilhar:

Notícias relacionadas

11 de março de 2026

Setor produtivo alerta para impactos da redução da jornada de trabalho em vídeo

Material assinado por mais de 125 entidades aponta que proposta pode elevar custos da construção e dificultar o acesso à casa própria

Categoria:
10 de março de 2026

Editorial: Redução da jornada de trabalho e os impactos negativos para a sociedade

A redução abrupta da jornada, sem ganho de produtividade, ameaça emprego, competitividade e o acesso à moradia

Saiba mais

9 de março de 2026

Mulheres à Obra 2026: setor da construção como aliado no combate à violência contra a mulher

Diante do avanço de casos de feminicídio no país, a quinta edição da campanha convida o setor a refletir sobre como contribuir para o enfrentamento à essa questão, r

Categoria:
25 de fevereiro de 2026

Estudo da ABRAINC sobre impactos do fim da escala 6x1 nos preços dos imóveis novos é destaque na imprensa


Categoria: