ABRAINC NEWS

25 de abril de 2022

Primeiro prédio com climatização sustentável pelo solo será erguido no Brasil

Compartilhar:

Pesquisadores da Universidade de São Paulo (USP) vão erguer o primeiro prédio brasileiro com climatização sustentável. A construção do Centro de Inovação em Construção Sustentável (CICS) da Escola Politécnica da USP vai utilizar a troca de energia térmica entre o prédio e o solo. Chamada de geotermia, a tecnologia vai servir como um sistema de ar-condicionado natural para retirar o calor do prédio. “A vantagem desse tipo de tecnologia é que como o solo está a uma temperatura mais baixa e constante ao longo do ano, a gente aumenta muito a eficiência do sistema de ar-condicionado”, explicou à CNN o professor da Escola Politécnica (Poli) da USP Alberto Hernandez Neto. Climatização sustentável vem do solo “A ideia é usar tubos de polietileno por dentro das fundações enterradas no terreno e, por eles, circular um fluido (normalmente água) para trocar calor com o subsolo, que tem temperatura constante, usada para aquecer ou resfriar ambientes com auxílio de uma bomba de calor”, explicou a professora que desenvolveu o projeto, Cristina Hollanda Cavalcanti Tsuha, em entrevista ao Terra. As tubulações, por sua vez, permitem que a climatização do lugar seja feita aproveitando a temperatura constante do solo. Experimentos feitos em São Paulo apontam que a temperatura do terreno fica em torno de 24 graus celsius. A bomba remove calor dos ambientes no verão e dispersa no solo e, no inverno, transfere calor para os ambientes. Menos energia e mais sustentabilidade Os pesquisadores calculam que a geotermia pode reduzir entre 40% e 60% o consumo de energia elétrica de prédios comerciais, hospitais ou hotéis. Isso porque, ela consegue retirar o peso do custo do ar-condicionado, que é responsável por 50% da conta de energia de uma empresa. “A geotermia superficial é uma energia limpa, que diminui a emissão de dióxido de carbono na atmosfera”, disse a professora Tsuha, em entrevista ao UOL. Por tantos benefícios, a tecnologia já tem sido usada em prédios no exterior do Brasil. A sede do Google, por exemplo, utiliza o sistema geotérmico para climatização. Climatização sustentável, de novo ao retrofit O projeto do CICs já está sendo desenvolvido com esse sistema e é essencial para o monitoramento da tecnologia e a criação de padrões para torná-lo possível de ser adotado no resto do Brasil. A avaliação será feita para, por exemplo, entender quando o solo pode ficar quente demais a partir da troca de temperaturas. Além das novas construções, há também a possibilidade de se fazer adaptações em prédios que já existem, por meio de redes de tubos nos pisos, tetos e paredes para circulação de água que vai aquecer ou resfriar os ambientes, utilizando-se a escavação de poços ou valas. Fonte: Habitability

Compartilhar:

Notícias relacionadas

9 de junho de 2026

ABRAINC apoia manifesto em defesa da PEC 12 do Trabalho Flexível

Entidade se junta a organizações que representam mais de 40 milhões de empregos no Brasil em apoio à modernização das relações de trabalho

<

Categoria:
29 de maio de 2026

Novas restrições no Campo de Marte podem gerar prejuízo de R$ 25 bilhões para São Paulo em dez anos

Estudo da ABRAINC em parceria com o Secovi aponta que mudanças na operação do aeroporto impactam 90% da produção imobi

Categoria:
28 de maio de 2026

ABRAINC participa de audiência pública no STJ sobre solução extrajudicial em ações de consumo

Tema 1396 discute se consumidores devem comprovar tentativa prévia de solução antes de ingressar com ação judicial

Categoria:
26 de maio de 2026

ABRAINC defende transição mínima de 60 meses para mudanças na escala 6x1

O presidente da ABRAINC, Luiz França, concedeu entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (25/05) sobre os possíveis impactos da proposta de fim da escala 6x1 para o setor de incorporação imobiliária.

Na aval

Categoria: