ABRAINC NEWS

8 de julho de 2021

Prêmio Produtividade Do Mesmo Lado: webinar abordou industrialização da cadeia da construção como fator essencial para aumento da produtividade no setor

Compartilhar:

Realizado na tarde desta quarta-feira (07), o primeiro webinar da série Dia da Produtividade, “A industrialização como base para o aumento da produtividade na construção civil: o caso do Programa Setorial da Qualidade de Janelas e Portas de Correr de Alumínio”, reuniu excelentes profissionais para debate sobre a importância do desenvolvimento tecnológico da indústria brasileira para aumento da produtividade do setor da construção civil, em sua integralidade.


Participaram do evento o Secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, como mediadores, Luiz França, presidente da ABRAINC, e Alberto Cordeiro, presidente da AFEAL, e a engenheira e Gerente Técnica Vera Hachich, da TESIS – Tecnologia de Sistemas em Engenharia, que é uma das ITA – Instituição Técnica Avaliadora, credenciada para atuar no SiNAT – Sistema Nacional de Avaliações Técnicas do PBQP-H.


 



 

Alberto Cordeiro abriu o evento com fala sobre a real necessidade de inibir produtos de má qualidade no setor da construção. "Qualidade é fundamental para contribuir com a produtividade. Um produto fora de conformidade com as normas técnicas atrapalha desde a concepção do projeto, até o momento depois da entrega." completou.


O secretário Alfredo dos Santos apresentou dados sobre o Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat, PBQP-H, e enfatizou os benefícios das parcerias público-privadas, com conselhos formados pela iniciativa privada, poder público, governo e sociedade civil, e tomadas de decisões de forma transparente. Alfredo também comentou que a qualidade dos insumos oferecidos pela indústria, mais produtividade do setor e industrialização são as premissas do PBQP-H e têm poder alavancador para fazer a economia se movimentar.


A engenheira Vera Hachich apresentou estudo com a avaliação do potencial de desempenho dos sistemas de perfis em alumínio. Ela apontou a industrialização como instrumento de combate a desperdícios e falta de controles na construção civil, e também sobre as vantagens do uso de Programas Setoriais da Qualidade, PSQs, por construtoras.

Após as apresentações, foi aberto espaço para as perguntas aos presentes. Ao ser questionado sobre o impacto da não conformidade dos materiais para as incorporadoras, Luiz França, presidente da ABRAINC, frisou que não é viável construir empreendimentos com produtos fora de conformidade com as normas técnicas, pois prejudicam o tempo de vida útil do material e de toda a estrutura do imóvel.


As lives 'Dia da Produtividade' fazem parte da plataforma Do Mesmo Lado e têm a premissa de promover o diálogo e aproximar as entidades representantes da cadeia da construção civil, prospectos e sociedade.

Redação ABRAINC

Compartilhar:

Notícias relacionadas

21 de setembro de 2026

ABRAINC realiza live sobre implantação da NF-e ABI no contexto da Reforma Tributária

Categoria:

10 de setembro de 2026

ABRAINC recebe Ronaldo Caiado e Gilberto Kassab em encontro com lideranças do setor imobiliário

ABRAINC recebe Ronaldo Caiado e Gilberto Kassab em encontro com lideranças do setor imobiliárioAgenda reuniu mais de 87 r

Categoria:
4 de setembro de 2026

STF muda critérios para Justiça gratuita e amplia instrumentos contra litigância predatória

Decisão do STF estabelece critérios mais objetivos para a concessão da gratuidade de Justiça e busca equilibrar o acesso ao benefício com a prevenção de usos indevidos em ações judiciais.Categoria:

2 de setembro de 2026

Presidente da ABRAINC aborda impactos da redução da jornada de trabalho em artigo no Poder360

Em artigo publicado nesta quarta-feira (2), Luiz França alerta para possíveis efeitos da proposta sobre custos, empregos, investimentos e acesso à moradiaO presidente da ABRAINC, Luiz

Categoria: