ABRAINC NEWS

27 de agosto de 2022

ABRAINC assina manifesto em defesa de uma sociedade democrática e do assegurado direito da palavra

Compartilhar:

A ABRAINC assinou manifesto, em conjunto com outras 31 entidades, para expressar seu apoio à sociedade democrática e o assegurado direito da palavra. As entidades que subscrevem o texto defendem o respeito, o equilíbrio e a harmonia entre os Poderes, preservando a liberdade e a competência de cada um, permitindo que cumpram sua função em benefício do país e da população.

Confira abaixo a íntegra do manifesto:

POR UMA SOCIEDADE DEMOCRÁTICA E O ASSEGURADO DIREITO DA PALAVRA

Este é um manifesto de apoio à sociedade democrática. Não a partidos ou candidatos. Estamos preocupados com o respeito a preceitos básicos em um momento em que vemos situações extremas que colocam em debate o respeito e o cumprimento à Constituição Federal.

O Estado Democrático de Direito é destinado a assegurar o exercício dos direitos individuais, incluindo não apenas a garantia da liberdade de manifestação do pensamento e a vedação ao anonimato, mas também a inviolabilidade da intimidade, da vida privada, da honra e da imagem das pessoas. Assim como também prevê o direito ao devido processo legal, a presunção de inocência e o pleno exercício da ampla defesa e do contraditório.

A dignidade da pessoa humana e o pluralismo político são fundamentos da República, são valores que nortearam a elaboração da Constituição e cujo objetivo, sobretudo, é o da construção de uma sociedade livre, justa e solidária.

A Lei regula e prescreve punição a qualquer discriminação atentatória aos direitos e às liberdades fundamentais, assim como à República e à Democracia. No ambiente institucional, muitos são os atores com a função de proteger o texto constitucional e garantir a segurança jurídica, tendo o Supremo Tribunal Federal essa função essencial.

O que desejamos para o Brasil neste momento decisivo de sua história é o respeito, o equilíbrio e a harmonia entre os Poderes, preservando a liberdade e a competência de cada um e permitindo que cada qual cumpra sua função em benefício do país e da população.

Como brasileiros, defendemos as instituições constitucionalmente estabelecidas e necessitamos que todas as decisões sejam devidamente fundamentadas e cumpridas sem estardalhaço, assegurando que as esferas pessoais dos indivíduos sejam preservadas a menos que se tenham indícios suficientes da autoria criminosa. Enquanto empresários, defendemos o bom diálogo entre todos capaz de atenuar contrariedades, sobretudo a fim de preservar a higidez das relações institucionais e empresarias, e encontrar um ponto de equilíbrio tão necessário para o progresso do Brasil!

“A história nos desafia para grandes serviços, nos consagrará se os fizermos, nos repudiará se desertarmos.”  Dep. Ulysses Guimarães



Manifesto publicado neste sábado (27/08) nos jornais Folha de S.Paulo e Estadão

Compartilhar:

Notícias relacionadas

9 de junho de 2026

ABRAINC apoia manifesto em defesa da PEC 12 do Trabalho Flexível

Entidade se junta a organizações que representam mais de 40 milhões de empregos no Brasil em apoio à modernização das relações de trabalho

<

Categoria:
29 de maio de 2026

Novas restrições no Campo de Marte podem gerar prejuízo de R$ 25 bilhões para São Paulo em dez anos

Estudo da ABRAINC em parceria com o Secovi aponta que mudanças na operação do aeroporto impactam 90% da produção imobi

Categoria:
28 de maio de 2026

ABRAINC participa de audiência pública no STJ sobre solução extrajudicial em ações de consumo

Tema 1396 discute se consumidores devem comprovar tentativa prévia de solução antes de ingressar com ação judicial

Categoria:
26 de maio de 2026

ABRAINC defende transição mínima de 60 meses para mudanças na escala 6x1

O presidente da ABRAINC, Luiz França, concedeu entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (25/05) sobre os possíveis impactos da proposta de fim da escala 6x1 para o setor de incorporação imobiliária.

Na aval

Categoria: