ABRAINC NEWS
Panorama do Mercado Imobiliário: ABRAINC divulga relatório analítico de indicadores econômicos e do setor
Compartilhar:
Relatório elaborado pela ABRAINC, com atualização trimestral, compila os principais indicadores econômicos, como PIB, juros, inflação, mercado de trabalho, além de dados do setor, sobre vendas e lançamentos nos segmentos de habitação econômica e médio e alto padrão, disponibilidade de funding, nível de confiança dos empresários para os próximos meses e a intenção de compra do consumidor de imóveis.
Indicadores Econômicos
Na última reunião do Copom (08/05), a Selic recuou 0,25 p.p., sétima queda seguida na taxa básica de juros. Já o IPCA segue em queda no acumulado em 12 meses, dentro do intervalo de tolerância definido pelo Banco Central (4,75%).
A taxa de desemprego no Brasil subiu a 7,9% no trimestre encerrado em março, uma alta de 0,5 p.p. em relação ao trimestre encerrado em dezembro de 2023. No entanto, a taxa ainda está abaixo dos 8,8% registrados no mesmo trimestre móvel de 2023. Neste mesmo período, o setor da construção contribuiu com 15% das vagas de empregos geradas no Brasil até março de 2024, dado que ressalta a importância do setor na geração de emprego e renda no Brasil.
Mercado imobiliário
As vendas e os lançamentos no âmbito do Minha Casa, Minha Vida (MCMV) continuam em ascensão, impulsionados pelas melhorias progressivas implementadas no programa ao longo do ano de 2023.
No contexto do Médio e Alto Padrão (MAP), o crescimento indica um consumo do estoque, que voltou a níveis abaixo da média histórica de 18 meses de duração. Essa tendência sugere uma melhoria para o segmento.
Em relação à confiança dos empresários do setor, com base no mais recente Indicador elaborado pela ABRAINC e Deloitte, 100% das empresas que trabalham no segmento MCMV devem lançar pelo menos um empreendimento nos próximos 12 meses. No MAP, são 79%. As expectativas para novas aquisições de terreno se mantiveram em bons patamares (80%).
Redação ABRAINC
Compartilhar:
Notícias relacionadas
Valor Econômico destaca alerta da ABRAINC sobre uso do FGTS no Desenrola 2
Uso do FGTS no Desenrola 2 pode custar até 107 mil empregos e 46 mil moradias populares
ABRAINC vê redução da Selic como positiva, mas defende aceleração do ciclo para impulsionar economia
Escala 6x1: Presidente da ABRAINC alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população
Em entrevista ao vivo à BandNews TV nesta quinta-feira (23/04), Luiz França, presidente da ABRAINC, alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população com a redução da jornada de trabalho, e defende que proposta
Categoria: