ABRAINC NEWS

1 de fevereiro de 2021

Janeiro 2021

Compartilhar:

Impulsionadas pelo programa Casa Verde Amarela, vendas da incorporação avançam 10,5% em novembro


Resultados consolidados de incorporadoras associadas à Abrainc destacam também crescimento de 5,9% nos lançamentos no último mês


De acordo com as últimas informações disponibilizadas por empresas associadas à Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, os lançamentos de imóveis somaram 12.008 unidades em novembro de 2020 (o que representa uma alta de 5,9% em relação a novembro de 2019), colaborando para um total de 43.668 imóveis lançados no último trimestre móvel (setembro, outubro e novembro) – uma elevação de 19,7% frente ao mesmo período de 2019. Com esse resultado, o número de unidades lançadas totalizou 112.097 imóveis nos últimos 12 meses, superando em 2,5% o observado nos 12 meses precedentes.


Comparativamente, foram comercializadas 12.555 unidades em novembro – volume que corresponde a uma alta de 10,5% em relação à quantidade vendida no mesmo mês de 2019. Com esse resultado, as vendas da incorporação no último trimestre móvel (setembro, outubro e novembro) totalizaram 39.673 unidades, o que representa uma alta de 26,6% em relação ao mesmo recorte temporal de 2019. Já no acumulado em 12 meses, as 138.583 unidades comercializadas superaram em 21,4% o volume de imóveis novos transacionados nos 12 meses anteriores. Refletindo esse desempenho excepcional, as vendas líquidas*, calculadas com base no volume de vendas e de distratos, cresceram 10,4% em novembro, 28,9% no último trimestre móvel e 22,4% no acumulado dos últimos 12 meses.


Na ótica por segmento, os empreendimentos participantes do Programa Casa Verde Amarela (CVA**) – responsáveis por 86,6% dos lançamentos e 77,2% das vendas residenciais nos últimos 12 meses – destacaram-se pela liderança nos lançamentos e vendas da incorporação. Em termos de unidades lançadas, o segmento registrou alta de 17,2% em novembro, 30,7% no trimestre móvel e 12,7% no acumulado em 12 meses. Com respeito às vendas, o segmento encerrou novembro com alta de 21,1% em relação ao mesmo mês de 2019, colaborando para uma elevação de 36,8% no último trimestre móvel, e de 35,7%, nos últimos 12 meses.


Já os lançamentos de empreendimentos classificados no segmento de Médio e Alto Padrão (MAP) apresentaram recuo de 27,4% em novembro de 2020 (em relação a novembro de 2019), colaborando para queda de 30,8% no último trimestre móvel e de 35,1%, nos últimos 12 meses. De forma similar, as vendas desse segmento declinaram em novembro de 2020 (-12,6%), contrapondo-se ao resultado observado no último trimestre móvel (+3,2%). Já nos últimos 12 meses, o segmento acumula um declínio de 7,3% no número de unidades vendidas em relação aos 12 meses anteriores.


Fonte: ABRAINC-FIPE. Nota: (*) as vendas líquidas correspondem ao volume de vendas excluindo-se as unidades distratadas no mesmo período.


(**) O programa Casa Verde Amarela (CVA) reúne iniciativas habitacionais do governo federal e substitui o Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), em vigor desde 2009.

Compartilhar:

Notícias relacionadas

21 de setembro de 2026

ABRAINC realiza live sobre implantação da NF-e ABI no contexto da Reforma Tributária

Saiba mais

10 de setembro de 2026

ABRAINC recebe Ronaldo Caiado e Gilberto Kassab em encontro com lideranças do setor imobiliário

ABRAINC recebe Ronaldo Caiado e Gilberto Kassab em encontro com lideranças do setor imobiliário

Agenda reuniu mais de 87 r

Categoria:
4 de setembro de 2026

STF muda critérios para Justiça gratuita e amplia instrumentos contra litigância predatória

Decisão do STF estabelece critérios mais objetivos para a concessão da gratuidade de Justiça e busca equilibrar o acesso ao benefício com a prevenção de usos indevidos em ações judiciais.

Categoria:
2 de setembro de 2026

Presidente da ABRAINC aborda impactos da redução da jornada de trabalho em artigo no Poder360

Em artigo publicado nesta quarta-feira (2), Luiz França alerta para possíveis efeitos da proposta sobre custos, empregos, investimentos e acesso à moradia

O presidente da ABRAINC, Luiz

Categoria: