ABRAINC NEWS

18 de outubro de 2023

Incorporadoras têm alta de 18,3% e 15,1% em vendas de imóveis

Compartilhar:

O número de vendas de imóveis no Brasil cresceu 14,4% nos sete primeiros meses de 2023 em comparação ao mesmo período do ano passado. De acordo com o indicador ABRAINC-FIPE, o segmento de habitações populares impulsionou este aumento ao registrar uma alta de 18,3% durante o período avaliado e totalizando R$ 11,9 bilhões em transações.

O levantamento, realizado com 20 empresas associadas à Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC), em parceria com a Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (FIPE), indica que a retomada do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV) estimulou o crescimento.

No entanto, não foi apenas o segmento popular que apresentou bons resultados. De acordo com o Índice, imóveis de Médio e Alto Padrão (MAP) também foram mais vendidos no período. A alta de 15,1% no período apurado significou um total de R$ 10,7 bilhões entre as incorporadoras pesquisadas.

Em nota, a ABRAINC sugere que o resultado positivo é fruto do interesse de compradores que desejam adquirir ativos imobiliários com a expectativa de valorização futura. Para Luiz França, presidente da instituição, as altas acima de 10% em todos os segmentos apurados mostram que o mercado imobiliário é protagonista na economia brasileira.

"O setor segue consistente e os números comprovam isto. Temos solidez e o nosso horizonte é o de crescimento, geração e manutenção de empregos e investimentos", defende França.

Fonte: Estadão

Compartilhar:

Notícias relacionadas

14 de maio de 2026

Em Brasília, ABRAINC alerta para riscos à sustentabilidade do FGTS em reunião no Ministério do Trabalho

A diretoria da ABRAINC cumpriu agenda em Brasília nesta quarta-feira (13/05), com o secretário do Ministério do Trabalho, Carlos Augusto, para manifestar preocupação com a proposta de uso de recursos do FGTS para o programa Desenrola 2

Categoria:
14 de maio de 2026

Proposta de Código de Obras Padronizado Nacional é apresentada ao Ministério das Cidades

A ABRAINC apresentou, nesta quarta-feira (13/05), uma proposta para a criação de um Código de Obras Padronizado Nacional durante reunião do Grupo de Trabalho (GT) de Desburocratização, Industrialização e Inovação da Secretaria Nacional

Categoria:
5 de maio de 2026

Valor Econômico destaca alerta da ABRAINC sobre uso do FGTS no Desenrola 2

Posicionamento da Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) sobre a proposta de uso de recursos do FGTS no programa Desenrola 2 foi destaque em reportagem publicada pelo jornal

Categoria:
4 de maio de 2026

Uso do FGTS no Desenrola 2 pode custar até 107 mil empregos e 46 mil moradias populares

São Paulo, 4 de maio de 2026 – A Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) manifesta preocupação com a proposta de liberação de recursos do FG

Categoria: