ABRAINC NEWS

25 de outubro de 2024

Diretor da ABRAINC participa do 7º Congresso latino-americano de Steel Frame e Construção Industrializada

Compartilhar:

Vladimir Iszlaji, diretor de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da ABRAINC, foi um dos palestrantes do painel "Diálogos sobre a construção industrializada e off-site", realizado nesta sexta-feira (25/10), dentro do 7º Congresso latino-americano de Steel Frame e Construção Industrializada. 

https://cdn.abrainc.org.br/files/2024/10/65bb9c1e-9ad8-44e0-914a-a27e63b019f7.webp

O diretor da ABRAINC falou sobre a unificação de impostos aprovados na reforma tributária, que diminuirá as desvantagens competitivas em relação à tributação dos métodos construtivos off site, produzidos fora dos canteiros de obras, em relação aos métodos tradicionais, e o incentivo que isso trará para a industrialização da construção, porém, ressaltou a importância de a regulamentação da reforma, em tramitação no Senado, não trazer aumento de impostos ao setor, sendo necessário um IVA de 8% para manter a carga tributária da incorporação neutra, como demonstrado por estudos técnicos da ABRAINC.

Outro ponto destacado por Vladimir foi a importância de buscar uma convergência dos Códigos de Obra e Edificações (COE) em todo o país, com legislações uniformes para os mais de 5000 municípios brasileiros, o que propiciaria um ambiente de negócios menos complexo e com maior segurança jurídica para todo o ecossitema da construção. Ele reforçou que regras uniformes de construção permitem uma maior industrialização dos processos construtivos, pois ampliam os locais onde uma mesma tecnologia e modulação podem ser aplicados, aumentando os ganhos de escala, e que o Brasil já tem a Norma de Desempenho que cria regramentos uniformes para as edificações residenciais, considerando as especificidades regionais.

O painel foi coordenado pela engenheira Luciana Oliveira, gerente Técnica e pesquisadora no Laboratório de Tecnologia e Desempenho de Sistemas Construtivos do Instituto de Pesquisas Tecnológicas (IPT), e contou também com as participações de Luciane Somensi Lorenzi, presidente da Associação Nacional de Tecnologia do Ambiente Construído; Luis Fernando Bueno, coordenador do Comitê de Tecnologia e Qualidade do SindusCon-SP; Denis Ferri, diretor de Ação Regional Instituto dos Arquitetos do Brasil (IAB); e Gilberto de Freitas, presidente da Associação Brasileira da Construção Off site e Modular e diretor Geral do Instituto de Tecnologias de Industrialização das Edificações.

Redação ABRAINC

Compartilhar:

Notícias relacionadas

9 de junho de 2026

ABRAINC apoia manifesto em defesa da PEC 12 do Trabalho Flexível

Entidade se junta a organizações que representam mais de 40 milhões de empregos no Brasil em apoio à modernização das relações de trabalho

<

Categoria:
29 de maio de 2026

Novas restrições no Campo de Marte podem gerar prejuízo de R$ 25 bilhões para São Paulo em dez anos

Estudo da ABRAINC em parceria com o Secovi aponta que mudanças na operação do aeroporto impactam 90% da produção imobi

Categoria:
28 de maio de 2026

ABRAINC participa de audiência pública no STJ sobre solução extrajudicial em ações de consumo

Tema 1396 discute se consumidores devem comprovar tentativa prévia de solução antes de ingressar com ação judicial

Categoria:
26 de maio de 2026

ABRAINC defende transição mínima de 60 meses para mudanças na escala 6x1

O presidente da ABRAINC, Luiz França, concedeu entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (25/05) sobre os possíveis impactos da proposta de fim da escala 6x1 para o setor de incorporação imobiliária.

Na aval

Categoria: