ABRAINC NEWS

27 de novembro de 2019

Entidades do setor lançam Guia Prático sobre novas regras de Acessibilidade em Unidades Residenciais

Compartilhar:

A regulamentação do artigo 58 da Lei Brasileira de Inclusão (Lei n° 13.146/2015), a LBI, entra em vigor no dia 27 de janeiro de 2020, trazendo novas regras para acessibilidade em unidades residenciais.

As futuras unidades deverão ser projetadas considerando os princípios de acessibilidade estabelecidos no Decreto Federal nº 9451/2018. Unidades adaptáveis, unidades internamente acessíveis e unidades com adaptação razoável são opções previstas para que o empreendedor possa atender a nova legislação. Ao adquirir um imóvel na planta, qualquer pessoa poderá requerer à incorporadora ou à construtora que sua unidade contemple as características de acessibilidade, sem nenhum custo adicional. O pedido, porém, precisa ser feito por escrito, antes do início das obras.

Para esclarecer os impactos e exemplos práticos dos novos requisitos para projeto e construção de Empreendimentos de Uso Privado que serão exigidos em todo o Brasil, as entidades do setor - Abrainc, CBIC, Secovi-SP e SindusCon-SP - elaboraram um guia prático para nortear empreendedores e os futuros projetos de incorporação. 

O guia sobre o tema será lançado e apresentado durante debate com os consultores técnicos e jurídicos envolvidos na elaboração do material.

O evento será realizado no dia 05 de dezembro, no Milenium Centro de Convenções, sede do Secovi-SP, na rua Dr. Bacelar, 1.043, Vila Mariana, das 9h às 12h30.

 

Associadas Abrainc contam com inscrição gratuita utilizando o código: ACESSIBILIDADE@ABRAINC

 



Clique na imagem para fazer a inscrição

 

Programação

- Desenho Universal é a Essência
Silvana Cambiaghi

- O Decreto Federal Nº 9.451 /2018
(Regulamentação do Art. 58 da LBI)

- Aspectos Gerais
Patricia Bittencourt

- Aspectos Técnicos e Simulações de Aplicação
Alexandre Daud e Liliane Ros Domingues

- Aspectos Jurídicos
Dr. Carlos Del Mar

- Debate: O Decreto na prática, o que falta ainda esclarecer?

Vladimir Iszlaji

 

Serviço:


Debate e Lançamento do Guia Prático “Acessibilidade em Unidades Residenciais”


Onde: Milenium Centro de Convenções


Endereço: Rua Dr. Bacelar, 1.043 – Vila Mariana – São Paulo/ SP - (Estacionamento: Rua Luis Góis, 2.100)


Data: 5/12, a partir das 8h30 (credenciamento) e das 9 às 12h30 (evento)


Informações e inscrições pelo site

Compartilhar:

Notícias relacionadas

11 de março de 2026

Setor produtivo alerta para impactos da redução da jornada de trabalho em vídeo

Material assinado por mais de 125 entidades aponta que proposta pode elevar custos da construção e dificultar o acesso à casa própria

Categoria:
10 de março de 2026

Editorial: Redução da jornada de trabalho e os impactos negativos para a sociedade

A redução abrupta da jornada, sem ganho de produtividade, ameaça emprego, competitividade e o acesso à moradia

Saiba mais

9 de março de 2026

Mulheres à Obra 2026: setor da construção como aliado no combate à violência contra a mulher

Diante do avanço de casos de feminicídio no país, a quinta edição da campanha convida o setor a refletir sobre como contribuir para o enfrentamento à essa questão, r

Categoria:
25 de fevereiro de 2026

Estudo da ABRAINC sobre impactos do fim da escala 6x1 nos preços dos imóveis novos é destaque na imprensa


Categoria: