ABRAINC NEWS

1 de novembro de 2023

Copom reduz novamente a taxa Selic em 0,5 ponto, para 12,25% ao ano

Compartilhar:

Em comunicado sobre a decisão, Comitê diz que antevê mais cortes da mesma magnitude nas próximas reuniões

Após reunião realizada nesta quarta-feira (01/11), o Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou nova redução da Taxa Selic em 0,5 p.p, de 12,75% para 12,25% ao ano.

Esse foi o terceiro corte consecutivo de 0,5 ponto dos juros básicos da economia. A decisão foi unânime, todos os diretores votaram pela redução.

Em comunicado sobre a decisão, o Copom diz que "os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário".

A ABRAINC considera positiva a redução, e avalia que a continuidade na queda da Selic é importante para o setor imobiliário e o acesso à moradia, uma vez que juros altos podem impactar negativamente o custo dos financiamentos e, consequentemente, o acesso à habitação. Também é necessário minimizar o impacto adverso dos juros elevados no custo de capital das empresas, em especial aquelas que dependem de financiamentos para seus projetos. Os juros altos resultam em custos mais elevados para a população, dificultando a geração de empregos e o crescimento econômico do país. 

O presidente da ABRAINC, Luiz França, enfatiza a necessidade de medidas contínuas que promovam a redução das taxas de juros e incentivem o acesso ao crédito aos compradores de imóvel. “Essa estratégia não beneficiaria apenas o setor imobiliário, tornando os financiamentos habitacionais de médio e alto padrão mais acessíveis, mas também contribuiria para o progresso econômico e social do Brasil”, explica o executivo.

Redação ABRAINC

Foto de capa: Marcello Casal Jr/Agência Brasil

Compartilhar:

Notícias relacionadas

10 de agosto de 2026

ABRAINC celebra marca de 100 associados em Reunião de Associados

Na última quarta-feira (05), a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) reuniu seus associados em sua tradicional Reunião de Associados. O encontro tem como

Categoria:
15 de julho de 2026

Pesquisa da ABRAINC é destaque em análise da Exame sobre uso de IA no mercado imobiliário

Levantamento realizado pela ABRAINC e  Brain Inteligência Estratégica mostra a percepção das empresas sobre os impactos da tecnologia nos negócios.

Estudo elaborado pela ABRAI

Categoria:
2 de julho de 2026

ABRAINC participa de evento da CAIXA sobre marco de R$ 1 trilhão em crédito imobiliário

Renato Lomonaco, diretor de Assuntos Econômicos  da ABRAINC, representou a Associação em painel sobre a trajetória da habitação no país

A ABRAINC participou,

Categoria:
30 de junho de 2026

ABRAINC reúne diretores técnicos para debater planejamento estratégico na produção

Encontro exclusivo para associadas reuniu representantes de cerca de 20 empresas e discutiu desafios, inovação, industrialização e gestão de obras em grandes empreendimentos

A ABRAINC realizou, no dia 2

Categoria: