ABRAINC NEWS
Copom reduz novamente a taxa Selic em 0,5 ponto, para 12,25% ao ano
Compartilhar:
Em comunicado sobre a decisão, Comitê diz que antevê mais cortes da mesma magnitude nas próximas reuniões
Após reunião realizada nesta quarta-feira (01/11), o Comitê de Política Monetária do Banco Central anunciou nova redução da Taxa Selic em 0,5 p.p, de 12,75% para 12,25% ao ano.
Esse foi o terceiro corte consecutivo de 0,5 ponto dos juros básicos da economia. A decisão foi unânime, todos os diretores votaram pela redução.
Em comunicado sobre a decisão, o Copom diz que "os membros do Comitê, unanimemente, anteveem redução de mesma magnitude nas próximas reuniões e avaliam que esse é o ritmo apropriado para manter a política monetária contracionista necessária para o processo desinflacionário".
A ABRAINC considera positiva a redução, e avalia que a continuidade na queda da Selic é importante para o setor imobiliário e o acesso à moradia, uma vez que juros altos podem impactar negativamente o custo dos financiamentos e, consequentemente, o acesso à habitação. Também é necessário minimizar o impacto adverso dos juros elevados no custo de capital das empresas, em especial aquelas que dependem de financiamentos para seus projetos. Os juros altos resultam em custos mais elevados para a população, dificultando a geração de empregos e o crescimento econômico do país.
O presidente da ABRAINC, Luiz França, enfatiza a necessidade de medidas contínuas que promovam a redução das taxas de juros e incentivem o acesso ao crédito aos compradores de imóvel. “Essa estratégia não beneficiaria apenas o setor imobiliário, tornando os financiamentos habitacionais de médio e alto padrão mais acessíveis, mas também contribuiria para o progresso econômico e social do Brasil”, explica o executivo.
Redação ABRAINC
Foto de capa: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Compartilhar:
Notícias relacionadas
Valor Econômico destaca alerta da ABRAINC sobre uso do FGTS no Desenrola 2
Uso do FGTS no Desenrola 2 pode custar até 107 mil empregos e 46 mil moradias populares
ABRAINC vê redução da Selic como positiva, mas defende aceleração do ciclo para impulsionar economia
Escala 6x1: Presidente da ABRAINC alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população
Em entrevista ao vivo à BandNews TV nesta quinta-feira (23/04), Luiz França, presidente da ABRAINC, alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população com a redução da jornada de trabalho, e defende que proposta
Categoria: