ABRAINC NEWS
COPOM mantém taxa Selic em 15% ao ano
Compartilhar:
ABRAINC destaca que o atual nível de juros mantém o país com o segundo maior juro real do mundo e aprofunda os sinais de desaceleração já perceptíveis na economia
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa de juros em 15% ao ano pela terceira reunião consecutiva. A decisão foi anunciada nesta quarta-feira (05/11).
Embora reconheça que a decisão tem como objetivo manter o controle da inflação, a ABRAINC destaca que o atual nível de juros mantém o país com o segundo maior juro real do mundo e aprofunda os sinais de desaceleração já perceptíveis na economia.
A entidade reforça a necessidade de avançar em reformas estruturais voltadas ao controle dos gastos públicos, criando as condições para uma redução sustentável das taxas de juros. Isso é essencial para construir um ambiente econômico mais equilibrado, que estimule o investimento produtivo, a geração de empregos e o acesso à moradia digna.
Estudo da ABRAINC aponta que, nos últimos cinco anos, o aumento das taxas retirou cerca de 800 mil famílias do mercado de crédito para aquisição de imóveis de R$ 500 mil, o que representa uma redução de 50% no público elegível. Cada ponto percentual de aumento nas taxas elimina, em média, 160 mil famílias do financiamento.
Redação ABRAINC
Compartilhar:
Notícias relacionadas
ABRAINC reúne Receita Federal e Comitê Gestor do IBS para explicar nova nota fiscal do setor imobiliário
Encontro terá participação da Receita Federal e do Comitê Gestor do IBS para apresentar a implantação da NF-e ABI, esclarecer dúvidas e orientar o
Categoria:ABRAINC recebe Ronaldo Caiado e Gilberto Kassab em encontro com lideranças do setor imobiliário
STF muda critérios para Justiça gratuita e amplia instrumentos contra litigância predatória
Presidente da ABRAINC aborda impactos da redução da jornada de trabalho em artigo no Poder360