ABRAINC NEWS

31 de julho de 2025

COPOM mantém Selic em 15% ao ano

Compartilhar:

Após 7 altas consecutivas, o Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central manteve a taxa de juros em 15% ao ano, maior patamar desde 2006. A decisão foi anunciada após reunião realizada nesta quarta-feira (30/7).

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) avalia que a manutenção da taxa Selic em 15% ao ano impõe grandes desafios ao desenvolvimento econômico do país.

Atualmente, o Brasil ocupa a segunda posição no ranking dos países com os maiores juros reais do mundo. Esse cenário gera impactos diretos sobre a sociedade: o crédito fica mais caro, o consumo das famílias é reduzido, a produção encarece, as empresas enfrentam maiores dificuldades para operar e o acesso à moradia é severamente comprometido — afetando milhares de famílias brasileiras.

A ABRAINC reconhece que a manutenção da Selic nesse patamar busca controlar a inflação, o que é muito importante para o país, no entanto, é fundamental avançar em medidas estruturantes — como a contenção dos gastos públicos e a Reforma Administrativa — para que os juros possam cair de forma perene e sustentável. Só assim será possível melhorar, de maneira duradoura, o ambiente de negócios, estimular a geração de empregos e ampliar o acesso à moradia, com impactos positivos reais na vida das famílias brasileiras.

Redação ABRAINC

Compartilhar:

Notícias relacionadas

9 de junho de 2026

ABRAINC apoia manifesto em defesa da PEC 12 do Trabalho Flexível

Entidade se junta a organizações que representam mais de 40 milhões de empregos no Brasil em apoio à modernização das relações de trabalho

<

Categoria:
29 de maio de 2026

Novas restrições no Campo de Marte podem gerar prejuízo de R$ 25 bilhões para São Paulo em dez anos

Estudo da ABRAINC em parceria com o Secovi aponta que mudanças na operação do aeroporto impactam 90% da produção imobi

Categoria:
28 de maio de 2026

ABRAINC participa de audiência pública no STJ sobre solução extrajudicial em ações de consumo

Tema 1396 discute se consumidores devem comprovar tentativa prévia de solução antes de ingressar com ação judicial

Categoria:
26 de maio de 2026

ABRAINC defende transição mínima de 60 meses para mudanças na escala 6x1

O presidente da ABRAINC, Luiz França, concedeu entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (25/05) sobre os possíveis impactos da proposta de fim da escala 6x1 para o setor de incorporação imobiliária.

Na aval

Categoria: