ABRAINC NEWS
Construção abre 158,9 mil vagas de emprego formal em 2023
Compartilhar:
Setor gerou o equivalente a 11% do total de postos de trabalho do Brasil no ano
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (30/01), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as atividades da incorporação imobiliária e a construção civil criaram 158,9 mil novas vagas com carteira assinada em 2023, o equivalente a 11% do saldo do país. Em todo o Brasil, foram abertos 1,48 milhão de empregos com carteira assinada no ano, uma queda de 26,3% em relação ao ano de 2022, quando foram gerados 2,01 milhões de postos de trabalho.
O balanço aponta a força do setor para a atividade econômica do Brasil e indica também que o mercado imobiliário segue como um dos mais importantes protagonistas no processo de geração de empregos no Brasil, principalmente entre a população de menor renda, contribuindo ainda para o crescimento econômico do Produto Interno Bruto (PIB) do país. “O resultado do CAGED mostra mais uma vez a força e a relevância do setor de construção civil para o país. Independentemente dos desafios macroeconômicos, o setor consegue gerar empregos que fazem a diferença para o Brasil” afirma Luiz França, presidente da ABRAINC.
O número total de trabalhadores com carteira assinada no setor da Construção, em dezembro/23, foi de 2,57 milhões.
Redação ABRAINC
Compartilhar:
Notícias relacionadas
ABRAINC realiza live sobre implantação da NF-e ABI no contexto da Reforma Tributária
Categoria:
ABRAINC recebe Ronaldo Caiado e Gilberto Kassab em encontro com lideranças do setor imobiliário
ABRAINC recebe Ronaldo Caiado e Gilberto Kassab em encontro com lideranças do setor imobiliárioAgenda reuniu mais de 87 r
Categoria:STF muda critérios para Justiça gratuita e amplia instrumentos contra litigância predatória
Decisão do STF estabelece critérios mais objetivos para a concessão da gratuidade de Justiça e busca equilibrar o acesso ao benefício com a prevenção de usos indevidos em ações judiciais.
Presidente da ABRAINC aborda impactos da redução da jornada de trabalho em artigo no Poder360
Em artigo publicado nesta quarta-feira (2), Luiz França alerta para possíveis efeitos da proposta sobre custos, empregos, investimentos e acesso à moradiaO presidente da ABRAINC, Luiz
Categoria: