ABRAINC NEWS
Construção abre 158,9 mil vagas de emprego formal em 2023
Compartilhar:
Setor gerou o equivalente a 11% do total de postos de trabalho do Brasil no ano
De acordo com o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta terça-feira (30/01), pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), as atividades da incorporação imobiliária e a construção civil criaram 158,9 mil novas vagas com carteira assinada em 2023, o equivalente a 11% do saldo do país. Em todo o Brasil, foram abertos 1,48 milhão de empregos com carteira assinada no ano, uma queda de 26,3% em relação ao ano de 2022, quando foram gerados 2,01 milhões de postos de trabalho.
O balanço aponta a força do setor para a atividade econômica do Brasil e indica também que o mercado imobiliário segue como um dos mais importantes protagonistas no processo de geração de empregos no Brasil, principalmente entre a população de menor renda, contribuindo ainda para o crescimento econômico do Produto Interno Bruto (PIB) do país. “O resultado do CAGED mostra mais uma vez a força e a relevância do setor de construção civil para o país. Independentemente dos desafios macroeconômicos, o setor consegue gerar empregos que fazem a diferença para o Brasil” afirma Luiz França, presidente da ABRAINC.
O número total de trabalhadores com carteira assinada no setor da Construção, em dezembro/23, foi de 2,57 milhões.
Redação ABRAINC
Compartilhar:
Notícias relacionadas
Setor produtivo alerta para impactos da redução da jornada de trabalho em vídeo
Editorial: Redução da jornada de trabalho e os impactos negativos para a sociedade
A redução abrupta da jornada, sem ganho de produtividade, ameaça emprego, competitividade e o acesso à moradia
Mulheres à Obra 2026: setor da construção como aliado no combate à violência contra a mulher
Diante do avanço de casos de feminicídio no país, a quinta edição da campanha convida o setor a refletir sobre como contribuir para o enfrentamento à essa questão, r
Categoria:Estudo da ABRAINC sobre impactos do fim da escala 6x1 nos preços dos imóveis novos é destaque na imprensa
