ABRAINC NEWS

6 de agosto de 2024

Comissão do Senado apresenta plano de trabalho sobre regulamentação da reforma tributária

Compartilhar:

O senador Izalci Lucas (PL-DF), coordenador do grupo de trabalho que analisa a regulamentação da reforma tributária, apresentou nesta terça-feira (06/08) um plano de atividades. Formado por integrantes da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE), o colegiado deve promover pelo menos 11 audiências públicas até a apresentação do relatório final, marcada para 22 de outubro.

https://cdn.abrainc.org.br/files/2024/8/45c7cb53-0a99-4413-92a9-d30bcfa668ce.webp

A reforma tributária foi promulgada em dezembro passado como Emenda Constitucional 132. O texto unifica cinco tributos — ICMS, ISS, IPI, PIS e Cofins. A partir de 2033, eles serão cobrados em dois níveis: a Contribuição sobre Bens e Serviços (CBS) fica com a União, enquanto o Imposto sobre Bens e Serviços (IBS) fica com estados, Distrito Federal e municípios.

Em julho deste ano, o Poder Executivo encaminhou à Câmara dos Deputados o projeto de lei complementar (PLP 68/2024), que regulamenta as mudanças previstas na reforma tributária. Depois de aprovada pelos deputados, a matéria será analisada pelos senadores. O coordenador do grupo de trabalho criticou “os efeitos deletérios” da proposta de regulamentação.

— Cabe a nós discutir a regulamentação dos novos tributos e garantir que os efeitos deletérios sejam mitigados. Infelizmente, a redação atual do PLP 68/2024 não parece contemplar nossas preocupações. Diversos representantes de segmentos econômicos já estão manifestando descontentamento com o crescimento da carga tributária que sofrerão. Entre eles, o setor imobiliário, cujo aumento pode ser superior a 50% da carga atual — disse Izalci Lucas.

Fonte: Agência Senado

Foto de capa: Geraldo Magela/Agência Senado

Compartilhar:

Notícias relacionadas

8 de outubro de 2026

Incorpora ABRAINC 2026 reúne 700 participantes para debater crédito imobiliário, reforma tributária e mudanças no perfil do comprador

Luiz França (ABRAINC), Tar

Categoria:
6 de outubro de 2026

Governador Tarcísio de Freitas confirma participação no Incorpora ABRAINC 2026

Ev

Categoria:
2 de outubro de 2026

STJ aprova novas regras para cobrança de custas judiciais

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou novas regras para o cálculo das custas judiciais, que passam a valer em 1º de janeiro de 2027. Com a

Categoria:
28 de setembro de 2026

ABRAINC participa de encontro com presidente Lula e representantes do setor produtivo

Categoria: