ABRAINC NEWS

26 de julho de 2022

Boletim ABRAINC sobre custos na construção com base no INCC de julho

Compartilhar:

O INCC apresentado pela FGV IBRE em de julho de 2022 avançou 1,16%, acumulando alta de 11,66% em 12 meses. Na divulgação de junho o índice havia apresentado uma elevação de 11,75%.

O resultado de julho representou uma retomada na trajetória de queda no índice, após a elevação ocorrida no mês de junho. Em julho de 2021, o índice atingiu o pico histórico de 17,35% no acumulado de 12 meses.

Todos os grupos que compõe o índice apresentaram quedas em julho. O grupo de mão de obra, que no mês anterior apresentou elevação de 4,37%, subiu 1,76% em julho. Já o grupo de Materiais e Equipamentos apresentou variação de 0,68%, enquanto em junho foi 1,58%. A variação do grupo de Serviços, que em junho apresentou 0,50%, em julho apresentou 0,49%.

Segundo a FGV IBRE, nas capitais pesquisadas, apenas Porto Alegre apresentou elevação no índice, indo de 0,43% em junho para 4,31% em julho. Enquanto, São Paulo, de 4,11% para 0,97% e Recife, de 5,28% para 0,47% na mesma comparação, apresentaram as maiores diminuições nos custos.

Dentre os itens com elevação de custo, o destaque foi “Revestimentos, louças e pisos” que em junho apresentou variação negativa de -0,07% e em julho variou positivamente em 2,02%. Já os destaques na queda de custos foram “Tubos e conexões de PVC” que passou de 0,26% para -0,10% em julho e “Vergalhões e arames de aço ao carbono” que em julho apresentou -0,39%, enquanto em junho o item havia variado positivamente em 6,76%.

Confira a íntegra do boletim!

Redação ABRAINC

Compartilhar:

Notícias relacionadas

5 de maio de 2026

Valor Econômico destaca alerta da ABRAINC sobre uso do FGTS no Desenrola 2

Posicionamento da Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) sobre a proposta de uso de recursos do FGTS no programa Desenrola 2 foi destaque em reportagem publicada pelo jornal

Categoria:
4 de maio de 2026

Uso do FGTS no Desenrola 2 pode custar até 107 mil empregos e 46 mil moradias populares

São Paulo, 4 de maio de 2026 – A Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) manifesta preocupação com a proposta de liberação de recursos do FG

Categoria:
29 de abril de 2026

ABRAINC vê redução da Selic como positiva, mas defende aceleração do ciclo para impulsionar economia

A ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras) considera acertada a nova redução da Taxa Selic para 14,50% ao ano, anunciada nesta quarta-feira (29/04) pelo Comitê de Política Monetária

Categoria:
24 de abril de 2026

Escala 6x1: Presidente da ABRAINC alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população 

Em entrevista ao vivo à BandNews TV nesta quinta-feira (23/04), Luiz França, presidente da ABRAINC, alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população com a redução da jornada de trabalho, e defende que proposta

Categoria: