ABRAINC NEWS

21 de março de 2024

Banco Central reduz novamente Selic em 0,5 ponto, para 10,75% ao ano

Compartilhar:

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou, após reunião realizada nesta quarta-feira (20/03), nova redução da Taxa Selic em 0,5 ponto percentual, de 11,25% para 10,75% ao ano. Esse foi o sexto corte consecutivo de 0,5 ponto na taxa básica de juros da economia.

A ABRAINC recebe com otimismo a decisão do Copom. Essa medida é vista como um impulso não apenas para o crescimento econômico nacional, mas também para o setor imobiliário, no qual taxas de juros elevadas afetam adversamente o custo dos financiamentos habitacionais.

A entidade também entende que, diante da atual tendência da inflação, o Banco Central possui a margem necessária para persistir na redução das taxas de juros, o que cria condições mais favoráveis para o desenvolvimento econômico do país. Uma inflação mais controlada proporciona ao BC a oportunidade de continuar sua trajetória de redução da Selic. O IPCA de 2023 fechou o ano em 4,62%, e a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo de 2024 é de 3,55%.

Luiz França, presidente da ABRAINC, destaca a importância de medidas contínuas para reduzir as taxas de juros que também incentivem o acesso ao crédito para os compradores de imóveis. "Essas medidas beneficiariam o setor, tornando os financiamentos habitacionais mais acessíveis, além de impulsionarem o progresso econômico e social do Brasil."

O executivo ressalta, ainda, que essa sinalização do Banco Central também contribui significativamente para impulsionar o setor imobiliário. "Com essa tendência, esperamos um aumento nas vendas de imóveis para investimento, tornando-os ainda mais atrativos. Além disso, o aumento recente de 17% nos preços dos aluguéis, decorrente da valorização dos últimos 12 meses, fortalece a demanda por ativos imobiliários", acrescenta França.

Redação ABRAINC

Compartilhar:

Notícias relacionadas

10 de agosto de 2026

ABRAINC celebra marca de 100 associados em Reunião de Associados

Na última quarta-feira (05), a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) reuniu seus associados em sua tradicional Reunião de Associados. O encontro tem como

Categoria:
15 de julho de 2026

Pesquisa da ABRAINC é destaque em análise da Exame sobre uso de IA no mercado imobiliário

Levantamento realizado pela ABRAINC e  Brain Inteligência Estratégica mostra a percepção das empresas sobre os impactos da tecnologia nos negócios.

Estudo elaborado pela ABRAI

Categoria:
2 de julho de 2026

ABRAINC participa de evento da CAIXA sobre marco de R$ 1 trilhão em crédito imobiliário

Renato Lomonaco, diretor de Assuntos Econômicos  da ABRAINC, representou a Associação em painel sobre a trajetória da habitação no país

A ABRAINC participou,

Categoria:
30 de junho de 2026

ABRAINC reúne diretores técnicos para debater planejamento estratégico na produção

Encontro exclusivo para associadas reuniu representantes de cerca de 20 empresas e discutiu desafios, inovação, industrialização e gestão de obras em grandes empreendimentos

A ABRAINC realizou, no dia 2

Categoria: