ABRAINC NEWS

21 de março de 2024

Banco Central reduz novamente Selic em 0,5 ponto, para 10,75% ao ano

Compartilhar:

O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central anunciou, após reunião realizada nesta quarta-feira (20/03), nova redução da Taxa Selic em 0,5 ponto percentual, de 11,25% para 10,75% ao ano. Esse foi o sexto corte consecutivo de 0,5 ponto na taxa básica de juros da economia.

A ABRAINC recebe com otimismo a decisão do Copom. Essa medida é vista como um impulso não apenas para o crescimento econômico nacional, mas também para o setor imobiliário, no qual taxas de juros elevadas afetam adversamente o custo dos financiamentos habitacionais.

A entidade também entende que, diante da atual tendência da inflação, o Banco Central possui a margem necessária para persistir na redução das taxas de juros, o que cria condições mais favoráveis para o desenvolvimento econômico do país. Uma inflação mais controlada proporciona ao BC a oportunidade de continuar sua trajetória de redução da Selic. O IPCA de 2023 fechou o ano em 4,62%, e a estimativa para o Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo de 2024 é de 3,55%.

Luiz França, presidente da ABRAINC, destaca a importância de medidas contínuas para reduzir as taxas de juros que também incentivem o acesso ao crédito para os compradores de imóveis. "Essas medidas beneficiariam o setor, tornando os financiamentos habitacionais mais acessíveis, além de impulsionarem o progresso econômico e social do Brasil."

O executivo ressalta, ainda, que essa sinalização do Banco Central também contribui significativamente para impulsionar o setor imobiliário. "Com essa tendência, esperamos um aumento nas vendas de imóveis para investimento, tornando-os ainda mais atrativos. Além disso, o aumento recente de 17% nos preços dos aluguéis, decorrente da valorização dos últimos 12 meses, fortalece a demanda por ativos imobiliários", acrescenta França.

Redação ABRAINC

Compartilhar:

Notícias relacionadas

5 de maio de 2026

Valor Econômico destaca alerta da ABRAINC sobre uso do FGTS no Desenrola 2

Posicionamento da Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) sobre a proposta de uso de recursos do FGTS no programa Desenrola 2 foi destaque em reportagem publicada pelo jornal

Categoria:
4 de maio de 2026

Uso do FGTS no Desenrola 2 pode custar até 107 mil empregos e 46 mil moradias populares

São Paulo, 4 de maio de 2026 – A Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) manifesta preocupação com a proposta de liberação de recursos do FG

Categoria:
29 de abril de 2026

ABRAINC vê redução da Selic como positiva, mas defende aceleração do ciclo para impulsionar economia

A ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras) considera acertada a nova redução da Taxa Selic para 14,50% ao ano, anunciada nesta quarta-feira (29/04) pelo Comitê de Política Monetária

Categoria:
24 de abril de 2026

Escala 6x1: Presidente da ABRAINC alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população 

Em entrevista ao vivo à BandNews TV nesta quinta-feira (23/04), Luiz França, presidente da ABRAINC, alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população com a redução da jornada de trabalho, e defende que proposta

Categoria: