ABRAINC NEWS
18 de março de 2026
Reunião de entidades debate sustentabilidade e impactos das mudanças na jornada de trabalho
Compartilhar:
A Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) promoveu, nesta quarta-feira (18/03), a primeira reunião de 2026 do grupo de Entidades Do Mesmo Lado. O encontro foi conduzido pelo presidente da entidade, Luiz França, e contou com a presença de representantes de mais de 20 entidades do setor da construção civil. Entre os principais pontos da agenda estiveram a sustentabilidade na construção e os impactos das mudanças na jornada de trabalho e o fim da escala 6x1.

Durante o encontro, o diretor de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade da ABRAINC, Vladimir Iszlaji, e a diretora de Marketing do CDP, Carla Leal, apresentaram uma iniciativa conduzida em parceria entre as duas instituições. O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que administra a maior plataforma de divulgação de dados ambientais do mundo, utilizada por empresas, investidores e governos. A proposta, detalhada por Carla Leal, busca estruturar um mecanismo integrado de coleta e reporte de informações ambientais ao longo de toda a cadeia da construção civil, envolvendo incorporadoras, construtoras, fornecedores e associações.
A reunião também contou com a apresentação do economista Róbson Gonçalves, da Ecconit Consultoria, que trouxe uma análise detalhada sobre os impactos da redução da jornada de trabalho no setor. Ele apresentou estudo elaborado pela Econnit para a ABRAINC que indica que mudanças na escala podem elevar significativamente os custos dos empreendimentos — em até 10% no cenário de 40 horas semanais e 20% no cenário de 36 horas — além de comprometer a viabilidade econômica dos projetos.
De acordo com o levantamento, a redução da jornada sem ganhos expressivos de produtividade tende a pressionar preços, reduzir a oferta de imóveis e limitar o acesso das famílias ao financiamento habitacional, afetando diretamente a dinâmica do mercado.
A reunião contribui para o avanço de uma agenda integrada no setor, com foco no fortalecimento da cadeia da construção civil e no desenvolvimento de soluções conectadas aos desafios atuais do mercado.
Redação ABRAINC
Compartilhar:
Notícias relacionadas
5 de maio de 2026
Valor Econômico destaca alerta da ABRAINC sobre uso do FGTS no Desenrola 2
Posicionamento da Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) sobre a proposta de uso de recursos do FGTS no programa Desenrola 2 foi destaque em reportagem publicada pelo jornal Categoria:
4 de maio de 2026
Uso do FGTS no Desenrola 2 pode custar até 107 mil empregos e 46 mil moradias populares
São Paulo, 4 de maio de 2026 – A Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) manifesta preocupação com a proposta de liberação de recursos do FGCategoria:
29 de abril de 2026
ABRAINC vê redução da Selic como positiva, mas defende aceleração do ciclo para impulsionar economia
A ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras) considera acertada a nova redução da Taxa Selic para 14,50% ao ano, anunciada nesta quarta-feira (29/04) pelo Comitê de Política MonetáriaCategoria:
24 de abril de 2026
Escala 6x1: Presidente da ABRAINC alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população
Em entrevista ao vivo à BandNews TV nesta quinta-feira (23/04), Luiz França, presidente da ABRAINC, alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população com a redução da jornada de trabalho, e defende que proposta
Categoria: