ABRAINC NEWS

18 de março de 2026

Reunião de entidades debate sustentabilidade e impactos das mudanças na jornada de trabalho

Compartilhar:

A Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) promoveu, nesta quarta-feira (18/03), a primeira reunião de 2026 do grupo de Entidades Do Mesmo Lado. O encontro foi conduzido pelo presidente da entidade, Luiz França, e contou com a presença de representantes de mais de 20 entidades do setor da construção civil. Entre os principais pontos da agenda estiveram a sustentabilidade na construção e os impactos das mudanças na jornada de trabalho e o fim da escala 6x1.


Durante o encontro, o diretor de Desenvolvimento Urbano e Sustentabilidade da ABRAINC, Vladimir Iszlaji, e a diretora de Marketing do CDP, Carla Leal, apresentaram uma iniciativa conduzida em parceria entre as duas instituições. O CDP é uma organização global sem fins lucrativos que administra a maior plataforma de divulgação de dados ambientais do mundo, utilizada por empresas, investidores e governos. A proposta, detalhada por Carla Leal, busca estruturar um mecanismo integrado de coleta e reporte de informações ambientais ao longo de toda a cadeia da construção civil, envolvendo incorporadoras, construtoras, fornecedores e associações.

A reunião também contou com a apresentação do economista Róbson Gonçalves, da Ecconit Consultoria, que trouxe uma análise detalhada sobre os impactos da redução da jornada de trabalho no setor. Ele apresentou estudo elaborado pela Econnit para a ABRAINC que indica que mudanças na escala podem elevar significativamente os custos dos empreendimentos — em até 10% no cenário de 40 horas semanais e 20% no cenário de 36 horas — além de comprometer a viabilidade econômica dos projetos.

De acordo com o levantamento, a redução da jornada sem ganhos expressivos de produtividade tende a pressionar preços, reduzir a oferta de imóveis e limitar o acesso das famílias ao financiamento habitacional, afetando diretamente a dinâmica do mercado.

A reunião contribui para o avanço de uma agenda integrada no setor, com foco no fortalecimento da cadeia da construção civil e no desenvolvimento de soluções conectadas aos desafios atuais do mercado.

Redação ABRAINC

Compartilhar:

Notícias relacionadas

9 de junho de 2026

ABRAINC apoia manifesto em defesa da PEC 12 do Trabalho Flexível

Entidade se junta a organizações que representam mais de 40 milhões de empregos no Brasil em apoio à modernização das relações de trabalho

<

Categoria:
29 de maio de 2026

Novas restrições no Campo de Marte podem gerar prejuízo de R$ 25 bilhões para São Paulo em dez anos

Estudo da ABRAINC em parceria com o Secovi aponta que mudanças na operação do aeroporto impactam 90% da produção imobi

Categoria:
28 de maio de 2026

ABRAINC participa de audiência pública no STJ sobre solução extrajudicial em ações de consumo

Tema 1396 discute se consumidores devem comprovar tentativa prévia de solução antes de ingressar com ação judicial

Categoria:
26 de maio de 2026

ABRAINC defende transição mínima de 60 meses para mudanças na escala 6x1

O presidente da ABRAINC, Luiz França, concedeu entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (25/05) sobre os possíveis impactos da proposta de fim da escala 6x1 para o setor de incorporação imobiliária.

Na aval

Categoria: