ABRAINC NEWS

19 de maio de 2021

ABRAINC realiza encontro com heads de crédito imobiliário de bancos para debater futuro do mercado

Compartilhar:

A ABRAINC realizou na manhã desta quarta-feira (19) um encontro com heads de crédito imobiliário das principais instituições financeiras do país e as Associadas para debater as perspectivas para o mercado imobiliário, financiamentos e experiência do cliente.

Participaram do encontro Thales Silva, Diretor Comercial Larger Corporate & Imobiliário Itaú BBA; Rodrigo Wermelinger, Diretor Executivo de Habitação da Caixa; Sandro Gamba, Diretor de Negócios Imobiliários do Santander; Antonio Barbosa, Superintendente Executivo do Bradesco, e mais de 80 associados ABRAINC.

O presidente da ABRAINC, Luiz França, pontuou em sua fala de abertura a importância do diálogo entre as incorporadoras e instituições financeiras. "Este contato entre as nossas associadas e os bancos e instituições é um passo importante. Com investimento e crédito, é possível o giro da cadeia produtiva, geração de emprego e desenvolvimento do país.", afirmou.

Os presentes comentaram sobre o bom momento do mercado imobiliário no país e o crescimento de 112% da oferta de crédito imobiliário no primeiro trimestre de 2021, comparado com o mesmo período do ano passado. E ressaltaram que com as taxas de financiamento abaixo de dois dígitos há potencial de dobrar o volume de crédito em 5 anos.

Os principais assuntos discutidos foram: repasse na planta, FPR das operações de crédito, expectativas sobre as taxas de financiamento, LIG, e melhorias na jornada do cliente Pessoa Física e Pessoa Jurídica.

Rodrigo Wermelinger enfatizou o crescimento mês a mês da contratação de crédito para empreendimentos de Médio e Alto Padrão (MAP), atingindo o índice de 39% e a possibilidade de ultrapassar, neste ano, o recorde de R$116 bi de crédito em carteira de 2020.

Sandro Gamba comentou que o funding está suportando este novo ciclo de crescimento do setor, com volume de lançamentos e liquidez na produção. Thales Silva e Milton D'Ávila, Head of Real Estate do Itaú BBA, complementaram que para se manter um bom volume de contratações será necessário melhorar a eficiência dos sponsors, bem como, a realização das reformas estruturais.

Em relação à digitalização dos processos e contratação de crédito, Antonio Barbosa afirmou que não era esperado o crescimento em 2020 e o mercado teve que se adaptar. E complementou que a velocidade de crescimento do mercado foi maior que a de conhecimento, assim surgiram algumas adversidades, que estão sendo melhoradas com o objetivo de proporcionar a melhor jornada aos consumidores.

Redação ABRAINC

Compartilhar:

Notícias relacionadas

5 de maio de 2026

Valor Econômico destaca alerta da ABRAINC sobre uso do FGTS no Desenrola 2

Posicionamento da Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) sobre a proposta de uso de recursos do FGTS no programa Desenrola 2 foi destaque em reportagem publicada pelo jornal

Categoria:
4 de maio de 2026

Uso do FGTS no Desenrola 2 pode custar até 107 mil empregos e 46 mil moradias populares

São Paulo, 4 de maio de 2026 – A Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) manifesta preocupação com a proposta de liberação de recursos do FG

Categoria:
29 de abril de 2026

ABRAINC vê redução da Selic como positiva, mas defende aceleração do ciclo para impulsionar economia

A ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras) considera acertada a nova redução da Taxa Selic para 14,50% ao ano, anunciada nesta quarta-feira (29/04) pelo Comitê de Política Monetária

Categoria:
24 de abril de 2026

Escala 6x1: Presidente da ABRAINC alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população 

Em entrevista ao vivo à BandNews TV nesta quinta-feira (23/04), Luiz França, presidente da ABRAINC, alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população com a redução da jornada de trabalho, e defende que proposta

Categoria: