ABRAINC NEWS

2 de julho de 2025

ABRAINC promove encontro com Associadas para debater segurança jurídica no setor imobiliário

Compartilhar:

https://cdn.abrainc.org.br/files/2025/7/5e9fc177-aa96-493a-9930-eb1d0a81d00f.webp

A ABRAINC realizou nesta segunda-feira, dia 30 de junho, a Reunião Geral do Jurídico, evento exclusivo para associadas que aconteceu pela primeira vez no Rio de Janeiro. O encontro reuniu representantes de incorporadoras de diversas regiões do país para debater os principais temas jurídicos que impactam o mercado imobiliário.

Os advogados do comitê jurídico da ABRAINC apresentaram um panorama das ações estratégicas da entidade, destacando pautas como alienação fiduciária, distrato, FGTS, litigância abusiva e temas em discussão no STF, STJ e TRFs. A programação incluiu ainda uma rodada de benchmark entre as associadas, promovendo a troca de experiências e boas práticas.

O período da tarde foi marcado por painéis com especialistas convidados. A tabeliã Fernanda Leitão e Rafaella Carvalho, diretora jurídica da Cyrela, abordaram a usucapião e a adjudicação compulsória extrajudiciais.

A advogada e professora Sofia Temer e Guilherme Freitas, diretor jurídico da MRV, trataram da litigância abusiva, trazendo reflexões sobre o uso predatório do sistema judicial, seus impactos na eficiência da Justiça e dos negócios.

O evento contou ainda com as participações do professor Ciro Fernandes e Ana Carolina Duarte, gerente jurídica da Cyrela, que discutiram os desafios da terceirização à luz da jurisprudência do STF. Por fim, o jurista Melhim Chalhub, que participa da defesa da Alienação Fiduciária no Tema 1266 do STJ, abordou a execução de dívidas condominiais em imóveis com alienação fiduciária.

A iniciativa reforça o compromisso da ABRAINC com o fortalecimento institucional do setor, promovendo maior segurança jurídica, previsibilidade regulatória e ambiente favorável ao desenvolvimento da incorporação imobiliária no Brasil.

Redação ABRAINC

Compartilhar:

Notícias relacionadas

5 de maio de 2026

Valor Econômico destaca alerta da ABRAINC sobre uso do FGTS no Desenrola 2

Posicionamento da Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) sobre a proposta de uso de recursos do FGTS no programa Desenrola 2 foi destaque em reportagem publicada pelo jornal

Categoria:
4 de maio de 2026

Uso do FGTS no Desenrola 2 pode custar até 107 mil empregos e 46 mil moradias populares

São Paulo, 4 de maio de 2026 – A Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) manifesta preocupação com a proposta de liberação de recursos do FG

Categoria:
29 de abril de 2026

ABRAINC vê redução da Selic como positiva, mas defende aceleração do ciclo para impulsionar economia

A ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras) considera acertada a nova redução da Taxa Selic para 14,50% ao ano, anunciada nesta quarta-feira (29/04) pelo Comitê de Política Monetária

Categoria:
24 de abril de 2026

Escala 6x1: Presidente da ABRAINC alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população 

Em entrevista ao vivo à BandNews TV nesta quinta-feira (23/04), Luiz França, presidente da ABRAINC, alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população com a redução da jornada de trabalho, e defende que proposta

Categoria: