ABRAINC NEWS

28 de outubro de 2014

Abrainc leva estudo "O custo da burocracia no imóvel" ao “1º Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção”

Compartilhar:

white-papers

No último dia 10 de outubro, foi realizado pela Frente Nacional de Prefeitos e a Prefeitura de Curitiba, com o apoio da ABRAINC, da CBIC e do Sinduscon-PR, o 1º Encontro Nacional sobre Licenciamentos na Construção. Durante o evento foi apresentado o estudo: “O Custo da Burocracia no Imóvel”, realizado por iniciativa da CBIC, da Abrainc e do MBC, que analisou os gargalos burocráticos que oneram e atrasam os empreendimentos imobiliários no País, impactando a sociedade brasileira.

O encontro contou com a participação de Secretários Municipais das áreas de Urbanismo, Meio Ambiente, Infraestrutura, Habitação, Regulação Urbana e Licenciamento de 40 cidades – entre elas Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte e Porto Alegre.

Em conjunto com os órgãos que apoiaram o evento, ficou decidido que será produzido um documento reunindo o que foi apresentado em Curitiba, para ser levado à 66ª Reunião Geral da Frente Nacional dos Prefeitos, que ocorrerá nos dias 10 e 11 de novembro, na cidade de Campinas.

Frente Nacional de Prefeitos

Com 24 anos de história, a Frente Nacional de Prefeitos (FNP) é composta atualmente por 250 municípios, sendo 26 capitais e de mais de cem cidades de médio e pequeno porte. Sua sede está em Brasília, estrategicamente instalada para atuar de forma constante e ágil nas questões municipalistas em debate no Governo Federal, no Congresso Nacional e nas instâncias superiores do Judiciário.

O custo da Burocracia no Imóvel (Estudo Booz)
Estudo FGV Completo - Versão Final - PDF

Compartilhar:

Notícias relacionadas

5 de maio de 2026

Valor Econômico destaca alerta da ABRAINC sobre uso do FGTS no Desenrola 2

Posicionamento da Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) sobre a proposta de uso de recursos do FGTS no programa Desenrola 2 foi destaque em reportagem publicada pelo jornal

Categoria:
4 de maio de 2026

Uso do FGTS no Desenrola 2 pode custar até 107 mil empregos e 46 mil moradias populares

São Paulo, 4 de maio de 2026 – A Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) manifesta preocupação com a proposta de liberação de recursos do FG

Categoria:
29 de abril de 2026

ABRAINC vê redução da Selic como positiva, mas defende aceleração do ciclo para impulsionar economia

A ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras) considera acertada a nova redução da Taxa Selic para 14,50% ao ano, anunciada nesta quarta-feira (29/04) pelo Comitê de Política Monetária

Categoria:
24 de abril de 2026

Escala 6x1: Presidente da ABRAINC alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população 

Em entrevista ao vivo à BandNews TV nesta quinta-feira (23/04), Luiz França, presidente da ABRAINC, alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população com a redução da jornada de trabalho, e defende que proposta

Categoria: