ABRAINC NEWS

29 de abril de 2021

ABRAINC e Entidades do Mesmo Lado realizam reunião com secretário Nacional de Habitação

Compartilhar:

A ABRAINC realizou na manhã desta quarta-feira (28) reunião sobre inovação e produtividade na cadeia da construção civil com o secretário Nacional de Habitação, Alfredo Eduardo dos Santos, Entidades Do Mesmo Lado e Associados.


 



 

O presidente da ABRAINC, Luiz França, falou sobre a importância de propor ideias e soluções para mais produtividade no setor da construção na abertura do evento. “A realização deste encontro é justamente para que possamos expor e unir ideias para construir melhor, com segurança e menos burocracia", afirmou.


O secretário Alfredo dos Santos enfatizou a ideia de aperfeiçoar os processos para as iniciativas de inovação e tecnologia no país, criando acordos de cooperação técnica entre as entidades e o Ministério do Desenvolvimento Regional/Secretaria Nacional de Habitação, com o objetivo de reduzir os custos para homologação de materiais, componentes e sistemas construtivos inovadores no âmbito do SiNAT, do Programa Brasileiro da Qualidade e Produtividade do Habitat – PBQP-h e, assim, conseguir baixar os valores das moradias, sobretudo as populares.


Depois, ouviu os participantes e anotou pontos que dificultam alguns processos, como a tributação excessiva na construção industrializada e informou a ideia de introduzir facilitadores no processo de homologação, a exemplo das coletas de amostras e materiais feitas diretamente nas obras.


Ao final, todos os presentes avaliaram e definiram o grupo de Produtividade Do Mesmo Lado da ABRAINC como uma câmara para discutir e adequar as demandas dessa cooperação técnica, inclusive estudando adequações ao PRÊMIO PRODUTIVIDADE DOMESMOLADO, repassando as informações aos órgãos interessados.


Redação ABRAINC

Compartilhar:

Notícias relacionadas

11 de março de 2026

Setor produtivo alerta para impactos da redução da jornada de trabalho em vídeo

Material assinado por mais de 125 entidades aponta que proposta pode elevar custos da construção e dificultar o acesso à casa própria

Categoria:
10 de março de 2026

Editorial: Redução da jornada de trabalho e os impactos negativos para a sociedade

A redução abrupta da jornada, sem ganho de produtividade, ameaça emprego, competitividade e o acesso à moradia

Saiba mais

9 de março de 2026

Mulheres à Obra 2026: setor da construção como aliado no combate à violência contra a mulher

Diante do avanço de casos de feminicídio no país, a quinta edição da campanha convida o setor a refletir sobre como contribuir para o enfrentamento à essa questão, r

Categoria:
25 de fevereiro de 2026

Estudo da ABRAINC sobre impactos do fim da escala 6x1 nos preços dos imóveis novos é destaque na imprensa


Categoria: