ABRAINC NEWS

18 de setembro de 2024

ABRAINC e CTE lançam cartilha sobre Matriz de Materialidade no setor de incorporação imobiliária

Compartilhar:

Evento destacou a importância da integração de práticas ambientais, sociais e de governança para as incorporadoras

Em evento focado na relevância das práticas de ESG, a ABRAINC (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias) e o CTE lançaram a cartilha "Referencial ESG: Materialidade do Setor de Incorporação Imobiliária". Com transmissão ao vivo no YouTube da ABRAINC, o webinar contou com a participação de Luiz França, presidente da ABRAINC; Vladimir Iszlaji, diretor de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da entidade, Marcia Menezes, diretora do CTE; Eduardo Galeskas, gerente de ESG da Mitre Realty; e José Luiz Esteves, gestor Executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV&CO.

 

A cartilha, apresentada em primeira mão durante o encontro, serve como um guia prático para auxiliar as incorporadoras na identificação e priorização dos principais aspectos estratégicos e operacionais relacionados à sustentabilidade e governança. Ela aborda temas como impacto ambiental, responsabilidade social e governança corporativa, que vêm se tornando essenciais para as operações do setor imobiliário.

"Na ABRAINC, contamos com 12 empresas de capital aberto, e 3 delas já fazem parte do índice de sustentabilidade da B3. Além disso, outras estão previstas para ingressar em 2025. Essa movimentação é crucial para o setor de incorporação, pois não só envolve diretamente o comprador, mas também dissemina uma cultura de sustentabilidade na sociedade. A ABRAINC desempenha um papel fundamental nesse processo, promovendo práticas essenciais para o futuro do mercado", explica Luiz França, presidente da Associação.

https://cdn.abrainc.org.br/files/2024/9/986bcfb6-31d7-4aca-bf17-edddf8daba9b.webp

Marcia Menezes, Vladimir Iszlaji, Luiz França, José Luiz Esteves e Eduardo Galeskas no lançamento cartilha

O encontro foi idealizado para apoiar as empresas do ramo na identificação dos principais temas relacionados ao ESG e na integração desses aspectos em suas operações e estratégias. Márcia Menezes, diretora do CTE, reforçou a necessidade de um alinhamento cada vez maior entre as incorporadoras e as demandas por sustentabilidade. O documento em discussão foi o resultado de contribuições de empresas associadas da ABRAINC e se posiciona agora como um guia valioso para adaptação às mudanças e tendências de mercado.

"A ideia do guia surgiu com o objetivo de incentivar o setor e nossas associadas a adotar um modelo de negócios mais sustentável. Identificamos que esse material seria um ponto de partida estratégico. Este guia e o evento marcam um momento importante para reforçar essa visão, incentivando mais empresas a assumirem o compromisso com a sustentabilidade. Quanto mais empresas estiverem envolvidas, melhor conseguimos planejar e implementar ações eficazes”, ressalta Vladimir Iszlaji, diretor de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da ABRAINC, enfatizando o papel da nova cartilha na liderança das práticas ESG dentro do setor.

Após apresentação da cartilha, Eduardo Galeskas e José Luiz Esteves apresentaram as matrizes de materialidade da Mitre e MRV, respectivamente, e os principais temas relacionados à agenda ESG que estão no foco de atuação das empresas.

Faça o download da cartilha!

MAIS INFORMAÇÕES

LOURES CONSULTORIA

imprensa.abrainc@loures.com.br

Luciana Ferreira - (11) 9.9610-6498

Breno Ávila - (11) 9.9427.2242

Compartilhar:

Notícias relacionadas

9 de junho de 2026

ABRAINC apoia manifesto em defesa da PEC 12 do Trabalho Flexível

Entidade se junta a organizações que representam mais de 40 milhões de empregos no Brasil em apoio à modernização das relações de trabalho

<

Categoria:
29 de maio de 2026

Novas restrições no Campo de Marte podem gerar prejuízo de R$ 25 bilhões para São Paulo em dez anos

Estudo da ABRAINC em parceria com o Secovi aponta que mudanças na operação do aeroporto impactam 90% da produção imobi

Categoria:
28 de maio de 2026

ABRAINC participa de audiência pública no STJ sobre solução extrajudicial em ações de consumo

Tema 1396 discute se consumidores devem comprovar tentativa prévia de solução antes de ingressar com ação judicial

Categoria:
26 de maio de 2026

ABRAINC defende transição mínima de 60 meses para mudanças na escala 6x1

O presidente da ABRAINC, Luiz França, concedeu entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (25/05) sobre os possíveis impactos da proposta de fim da escala 6x1 para o setor de incorporação imobiliária.

Na aval

Categoria: