ABRAINC NEWS

10 de dezembro de 2021

ABRAINC e Brain promovem debate sobre perspectivas do mercado imobiliário no Nordeste

Compartilhar:

A ABRAINC e a Brain Inteligência Estratégica realizaram na manhã desta quinta-feira (09), o webinar ‘Perspectivas da Incorporação Imobiliária no Nordeste’, que debateu as oportunidades do mercado local, o comportamento do consumidor nordestino e as perspectivas para 2022 com grandes nomes de Associadas da ABRAINC da região. Mais de 300 pessoas acompanharam simultaneamente o evento virtual.

A abertura do evento foi feita pelo presidente da ABRAINC, Luiz França, e Marcos Kahtalian, sócio-fundador da Brain. Participaram do debate Adriano Nobre, diretor Comercial e de Incorporação da Direcional Engenharia, Diego Villar, CEO da Moura Dubeux, Éverton Teixeira, diretor Comercial da Jotanunes Construtora, João Fiuza, diretor Comercial e de Incorporações da Diagonal Engenharia, além de Renato Lomonaco, diretor de Assuntos Econômicos da ABRAINC.

Marcos Kahtalian, sócio-fundador da Brain, apresentou números de uma pesquisa realizada para o evento que mostra um crescimento de 38% nos lançamentos e de 28% nas vendas de imóveis em capitais do Nordeste. “Foram 21.834 lançamentos nos 9 primeiros meses de 2021, contra 15.821 no mesmo período do ano passado. Em relação às vendas, são 29.119 no acumulado até setembro desse ano, contra 22.664 no mesmo período de 2020.”

Diego Villar, da Moura Dubeux, afirmou que a lacuna de ofertas ainda é muito grande no Nordeste, especialmente em Fortaleza e Salvador. “Há um ambiente desafiador, mas o mercado está acostumado a trabalhar com juros mais altos. No Nordeste, há ainda uma singularidade, temos baixo estoque, pouca concorrência e muita demanda”.

João Fiuza, da Diagonal Engenharia, destacou a importância do cuidado e da assertividade na escolha de terrenos e produção dos empreendimentos. “Cada empreendimento tem sua especificidade. Buscamos inovação e exclusividade, o que fará com que essa desconfiança com o momento econômico do país seja superada. O mercado continua bastante aquecido”.



Adriano Nobre, da Direcional, falou que a empresa tem apostado no crescimento da região Nordeste e ampliado suas atividades no Nordeste. “Em Fortaleza temos uma parceria com a Digonal, depois expandimos para Pernambuco, e neste ano, lançamos nosso primeiro empreendimento na Bahia. Manteremos nosso planejamento de lançamentos, com foco principal no Casa Verde e Amarela, mas também faremos empreendimentos via SBPE”.

Éverton Teixeira, da Jotanunes, falou sobre as diferenças entre os mercados de Aracaju, onde está a sede da empresa, Salvador, Recife e Fortaleza e alertou sobre pressão que o aumento dos custos dos insumos de construção trouxe para o mercado de habitação popular. “O nosso segmento sente mais a insegurança econômica. A decisão de compra ainda está lenta, mesmo com o retorno de eventos presenciais”.

Ao fim do evento, o presidente da ABRAINC destacou a força do Nordeste e o enorme potencial de crescimento para o mercado imobiliário. “Pelo que ouvi aqui de vocês, existe muita demanda e baixo estoque, o que demonstra como o mercado ainda vai crescer nessa região”.

Redação ABRAINC

Compartilhar:

Notícias relacionadas

5 de maio de 2026

Valor Econômico destaca alerta da ABRAINC sobre uso do FGTS no Desenrola 2

Posicionamento da Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) sobre a proposta de uso de recursos do FGTS no programa Desenrola 2 foi destaque em reportagem publicada pelo jornal

Categoria:
4 de maio de 2026

Uso do FGTS no Desenrola 2 pode custar até 107 mil empregos e 46 mil moradias populares

São Paulo, 4 de maio de 2026 – A Associação Brasileira de Incorporadoras (ABRAINC) manifesta preocupação com a proposta de liberação de recursos do FG

Categoria:
29 de abril de 2026

ABRAINC vê redução da Selic como positiva, mas defende aceleração do ciclo para impulsionar economia

A ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras) considera acertada a nova redução da Taxa Selic para 14,50% ao ano, anunciada nesta quarta-feira (29/04) pelo Comitê de Política Monetária

Categoria:
24 de abril de 2026

Escala 6x1: Presidente da ABRAINC alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população 

Em entrevista ao vivo à BandNews TV nesta quinta-feira (23/04), Luiz França, presidente da ABRAINC, alerta sobre aumento de preços e impactos negativos à população com a redução da jornada de trabalho, e defende que proposta

Categoria: