ABRAINC NEWS

16 de novembro de 2023

"A ideia é papel zero", diz presidente da Caixa sobre financiamentos

Compartilhar:

Em entrevista exclusiva à EXAME, Carlos Vieira afirma que aproximação com fintechs permitirá digitalização total dos processos

O presidente da Caixa, Carlos Vieira, afirmou, em entrevista exclusiva à EXAME, que uma das metas de sua gestão será conceder crédito habitacional de maneira digital, sem a necessidade de apresentação de papéis nas agências bancárias.

Segundo ele, várias fintechs estão no mercado e fazem esse processo de maneira digitalizada e estão em conversa com o banco público.

“Na habitação, por exemplo, nós temos novas fintechs atuando em São Paulo junto à moradia popular, com um sistema totalmente digital, moderno e nós estamos querendo convidar essas fintechs para fazer parte de um hub que a gente quer criar. Essas fintechs vão entrar como parceiras nesse negócio", afirmou. "É a maneira de trazer um novo pensamento, uma nova economia para dentro da Caixa. A ideia é papel zero.”

Até o terceiro trimestre de 2023, o saldo da carteira de crédito imobiliário chegou a R$ 707,9 bilhões, um crescimento de 14,6% em relação ao mesmo período do ano passado.

Com isso, o banco público atingiu 68,8% de participação de mercado no financiamento para a habitação.

Fonte: Exame

Foto de capa: Germano Luders/Exame


Compartilhar:

Notícias relacionadas

11 de setembro de 2026

ABRAINC reúne Receita Federal e Comitê Gestor do IBS para explicar nova nota fiscal do setor imobiliário

Encontro terá participação da Receita Federal e do Comitê Gestor do IBS para apresentar a implantação da NF-e ABI, esclarecer dúvidas e orientar o

Categoria:
10 de setembro de 2026

ABRAINC recebe Ronaldo Caiado e Gilberto Kassab em encontro com lideranças do setor imobiliário

ABRAINC recebe Ronaldo Caiado e Gilberto Kassab em encontro com lideranças do setor imobiliário

Agenda reuniu mais de 87 r

Categoria:
4 de setembro de 2026

STF muda critérios para Justiça gratuita e amplia instrumentos contra litigância predatória

Decisão do STF estabelece critérios mais objetivos para a concessão da gratuidade de Justiça e busca equilibrar o acesso ao benefício com a prevenção de usos indevidos em ações judiciais.

Categoria:
2 de setembro de 2026

Presidente da ABRAINC aborda impactos da redução da jornada de trabalho em artigo no Poder360

Em artigo publicado nesta quarta-feira (2), Luiz França alerta para possíveis efeitos da proposta sobre custos, empregos, investimentos e acesso à moradia

O presidente da ABRAINC, Luiz

Categoria: