ABRAINC NEWS

1 de fevereiro de 2023

Nota à imprensa: Retorno do Voto de Qualidade nos processos do CARF é medida inoportuna

Compartilhar:

A Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias (ABRAINC) entende como positivos os atos normativos editados pelo governo federal, que buscam o equilibro das contas públicas e a redução do número de processos a serem julgados pelo Conselho Administrativo de Recursos Fiscais (Carf). 

O chamado programa “Litigio Zero” viabiliza a resolução de conflitos fiscais, que poderiam demorar anos para serem solucionados, garantindo previsibilidade financeira às empresas. Uma medida que favorece a geração de emprego e renda.

Todavia, a ABRAINC avalia que há um ponto na Medida Provisória (MP) 1.160/23 que precisa ser reavaliado: a reinstituição do Voto de Qualidade. Tal instrumento já havia sido extinto com a publicação Lei 13.988/20, oriunda da Medida Provisória do Contribuinte Legal, que estabeleceu que os empates seriam decididos a favor do contribuinte. 

Historicamente, o Voto de Qualidade favorecia a posição da Receita Federal em caso de empate. Nesse cenário, é possível que o contribuinte recorra ao judiciário, aumentando o prazo do litígio. Assim a medida prejudica o direito do contribuinte e acaba tendo um efeito contrário ao inicialmente proposto

O fim do Voto de Qualidade decorreu de um processo legislativo no Congresso Nacional e sancionado pelo Executivo.

Além disso, está em andamento no STF o julgamento de três Ações Diretas de Inconstitucionalidade que questionam o fim do Voto de Qualidade, cuja decisão final irá dirimir qualquer dúvida sobre a matéria.

Desta forma, a ABRAINC entende que o retorno do Voto de Qualidade neste momento é medida inoportuna.

MAIS INFORMAÇÕES

LOURES CONSULTORIA

Luciana Ferreira

luciana.ferreira@loures.com.br  

(11) 9.9610-6498

Marcos Araújo

marcos.araujo@loures.com.br   

(11) 9.8634-6551

Amanda Marchini

amanda.marchini@loures.com.br   

(11) 9.7080-6089

Compartilhar:

Notícias relacionadas

8 de outubro de 2026

Incorpora ABRAINC 2026 reúne 700 participantes para debater crédito imobiliário, reforma tributária e mudanças no perfil do comprador

Luiz França (ABRAINC), Tar

Categoria:
2 de outubro de 2026

STJ aprova novas regras para cobrança de custas judiciais

O Superior Tribunal de Justiça (STJ) aprovou novas regras para o cálculo das custas judiciais, que passam a valer em 1º de janeiro de 2027. Com a

Categoria:
28 de setembro de 2026

ABRAINC participa de encontro com presidente Lula e representantes do setor produtivo

Categoria:

21 de setembro de 2026

ABRAINC realiza live sobre implantação da NF-e ABI no contexto da Reforma Tributária

Categoria: