ABRAINC NEWS

5 de julho de 2023

Ministro Alexandre de Moraes não reconhece vínculo empregatício de corretor de imóveis em Recurso

Compartilhar:

Em análise recente de Recurso de Agravo sobre decisão referente a vínculo empregatício de corretor de imóveis, o ministro do STF, Alexandre de Moraes, em seu voto, ressaltou que a Corte fixou tese no sentido de que é lícita a terceirização ou qualquer outra forma de divisão do trabalho entre pessoas jurídicas distintas, independentemente do objeto social das empresas envolvidas. 

De acordo com ele, a Primeira Turma do STF já decidiu, em caso análogo, ser lícita a terceirização por ‘pejotização’, não havendo irregularidade na contratação de pessoa jurídica formada por profissionais liberais para prestar serviços terceirizados na atividade-fim da contratante.

O ministro ressaltou que o contrato de emprego não é a única forma de se estabelecerem relações de trabalho, pois, um mesmo mercado pode comportar alguns profissionais que sejam contratados pelo regime da CLT e outros profissionais cuja atuação tenha um caráter de eventualidade ou maior autonomia. 

Alexandre de Moraes encerrou seu voto favorável ao Agravo destacando que é aplicável a constituição de vínculos distintos da relação de emprego para contratos de corretor de imóveis, legitimando-se a escolha pela organização de suas atividades por meio da contratação de corretor, sem vínculo de emprego, na forma do art. 6º da Lei 6.530/1978.

Confira a decisão na íntegra.


Compartilhar:

Notícias relacionadas

21 de setembro de 2026

ABRAINC realiza live sobre implantação da NF-e ABI no contexto da Reforma Tributária

Categoria:

10 de setembro de 2026

ABRAINC recebe Ronaldo Caiado e Gilberto Kassab em encontro com lideranças do setor imobiliário

ABRAINC recebe Ronaldo Caiado e Gilberto Kassab em encontro com lideranças do setor imobiliárioAgenda reuniu mais de 87 r

Categoria:
4 de setembro de 2026

STF muda critérios para Justiça gratuita e amplia instrumentos contra litigância predatória

Decisão do STF estabelece critérios mais objetivos para a concessão da gratuidade de Justiça e busca equilibrar o acesso ao benefício com a prevenção de usos indevidos em ações judiciais.Categoria:

2 de setembro de 2026

Presidente da ABRAINC aborda impactos da redução da jornada de trabalho em artigo no Poder360

Em artigo publicado nesta quarta-feira (2), Luiz França alerta para possíveis efeitos da proposta sobre custos, empregos, investimentos e acesso à moradiaO presidente da ABRAINC, Luiz

Categoria: