ABRAINC NEWS

31 de outubro de 2023

Desemprego recua para 7,7% no trimestre encerrado em setembro

Compartilhar:

Taxa de desocupação é a menor desde fevereiro de 2015

De acordo com dados da PNAD Contínua, divulgados na terça-feira (31/10) pelo IBGE, a taxa de desocupação, que mede o desemprego no país, ficou em 7,7% no trimestre encerrado em setembro. Foi a menor taxa desde fevereiro de 2015 (7,5%).

Em relação ao trimestre de abril a junho, houve um recuo de 0,4 p.p., e queda de 1,0 p.p. ante o mesmo trimestre móvel de 2022 (8,7%).

Já o número de ocupados atingiu um patamar recorde na série histórica da Pnad Contínua, iniciada em 2012: 99,8 milhões de pessoas. Houve crescimento de 0,9% no trimestre (mais 929 mil pessoas) e 0,6% (mais 569 mil pessoas) no ano. A maior parte desse aumento no número de ocupados (587 mil pessoas) veio da categoria de empregados com carteira assinada no setor privado, que, com o acréscimo de 1,6%, chegou a 37,4 milhões de trabalhadores. Essa foi a única categoria investigada pela pesquisa que apresentou crescimento significativo. As demais permaneceram estáveis frente ao trimestre anterior. Na comparação com o mesmo período do ano passado, o aumento dessa categoria foi de 1,1 milhão de pessoas (3,0%).

O nível da ocupação (percentual de pessoas ocupadas na população em idade de trabalhar) foi estimado em 57,1%, crescendo 0,4 p.p. frente ao trimestre de abril a junho (56,6%) e ficando estável no ano.

O rendimento médio real das pessoas ocupadas cresceu 1,7% frente ao trimestre anterior, ficando em R$ 2.982, com crescimento acumulado de 4,2% no ano.

A Construção emprega atualmente 7,2 milhões de brasileiros, alta de 1,4% em relação ao último trimestre.

Redação ABRAINC, com informações do IBGE

Compartilhar:

Notícias relacionadas

9 de junho de 2026

ABRAINC apoia manifesto em defesa da PEC 12 do Trabalho Flexível

Entidade se junta a organizações que representam mais de 40 milhões de empregos no Brasil em apoio à modernização das relações de trabalho

<

Categoria:
29 de maio de 2026

Novas restrições no Campo de Marte podem gerar prejuízo de R$ 25 bilhões para São Paulo em dez anos

Estudo da ABRAINC em parceria com o Secovi aponta que mudanças na operação do aeroporto impactam 90% da produção imobi

Categoria:
28 de maio de 2026

ABRAINC participa de audiência pública no STJ sobre solução extrajudicial em ações de consumo

Tema 1396 discute se consumidores devem comprovar tentativa prévia de solução antes de ingressar com ação judicial

Categoria:
26 de maio de 2026

ABRAINC defende transição mínima de 60 meses para mudanças na escala 6x1

O presidente da ABRAINC, Luiz França, concedeu entrevista à CNN Brasil nesta segunda-feira (25/05) sobre os possíveis impactos da proposta de fim da escala 6x1 para o setor de incorporação imobiliária.

Na aval

Categoria: