ABRAINC NEWS

22 de outubro de 2025

Banco Central propõe modelo de amortização adicional para financiamentos imobiliários indexados ao IPCA

Compartilhar:

Um estudo elaborado pelo Banco Central do Brasil (BC) sugere mudanças estruturais nos sistemas de amortização utilizados em contratos de crédito imobiliário corrigidos pela inflação. O objetivo é tornar as prestações mais previsíveis, reduzindo o impacto da variação do IPCA tanto para os mutuários quanto para as instituições financeiras.

A análise, apresentada na Nota Técnica nº 56, de autoria do diretor de Regulação do BC, Gilneu Vivan, destaca que os contratos atrelados ao IPCA podem gerar incerteza para os mutuários, especialmente em períodos de inflação elevada. Isso ocorre porque o valor das prestações tende a aumentar em função do índice de preços, enquanto a renda das famílias nem sempre acompanha essa variação no mesmo ritmo. O resultado é um maior risco de comprometimento da renda e de inadimplência — um cenário mais sensível entre as famílias de menor renda.

Proposta de aprimoramento

Para mitigar esse efeito, o estudo propõe a adaptação dos modelos tradicionais de amortização — Tabela Price e Sistema de Amortização Constante (SAC) — com a introdução de um componente adicional de amortização. Esse novo elemento teria a função de absorver os impactos inflacionários, reduzindo a oscilação das parcelas.

Na prática, quando o componente supera a variação do IPCA, a prestação tende a diminuir nominalmente; caso contrário, o aumento ocorre apenas de forma limitada e distribuída ao longo do prazo remanescente do contrato. Dessa forma, o novo modelo garante maior estabilidade no valor das prestações e previsibilidade no comprometimento da renda, mesmo em contextos de inflação mais alta.

Contexto e impactos no mercado

A publicação da Nota Técnica coincide com as recentes mudanças no modelo de direcionamento dos recursos da poupança anunciadas pelo Banco Central e pelo Conselho Monetário Nacional (CMN). As novas regras buscam ampliar o volume de crédito imobiliário e facilitar o acesso à moradia para famílias de classe média não contempladas por programas habitacionais.

Confira estudo da ABRAINC sobre o novo modelo de amortização adicional.

Redação ABRAINC, com informações do Banco Central

Compartilhar:

Notícias relacionadas

10 de agosto de 2026

ABRAINC celebra marca de 100 associados em Reunião de Associados

Na última quarta-feira (05), a ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) reuniu seus associados em sua tradicional Reunião de Associados. O encontro tem como

Categoria:
15 de julho de 2026

Pesquisa da ABRAINC é destaque em análise da Exame sobre uso de IA no mercado imobiliário

Levantamento realizado pela ABRAINC e  Brain Inteligência Estratégica mostra a percepção das empresas sobre os impactos da tecnologia nos negócios.

Estudo elaborado pela ABRAI

Categoria:
2 de julho de 2026

ABRAINC participa de evento da CAIXA sobre marco de R$ 1 trilhão em crédito imobiliário

Renato Lomonaco, diretor de Assuntos Econômicos  da ABRAINC, representou a Associação em painel sobre a trajetória da habitação no país

A ABRAINC participou,

Categoria:
30 de junho de 2026

ABRAINC reúne diretores técnicos para debater planejamento estratégico na produção

Encontro exclusivo para associadas reuniu representantes de cerca de 20 empresas e discutiu desafios, inovação, industrialização e gestão de obras em grandes empreendimentos

A ABRAINC realizou, no dia 2

Categoria: