Boletim ABRAINC: Indicadores Econômicos e Imobiliários, referente ao 4º trimestre de 2024, traz análises dos principais indicadores econômicos e imobiliários.
O setor imobiliário desempenha um papel fundamental na economia brasileira, sendo um reflexo sensível das condições econômicas e sociais do país.
Buscamos analisar não apenas os indicadores tradicionais, como preços, vendas e lançamentos, mas também os fundamentos macroeconômicos que têm implicações diretas nesse setor dinâmico. A conjuntura econômica, as políticas governamentais, a oferta de crédito, as taxas de juros e as demandas do mercado são analisadas para oferecer uma compreensão mais abrangente dos movimentos do setor imobiliário.
Nesta edição, apresentamos os resultados do quarto trimestre de 2024, período marcado pelo forte crescimento nos lançamentos e vendas no segmento MCMV, além do evidenciar uma recuperação nos lançamentos no segmento de média e alta renda (MAP). Esses resultados surgem na esteira de uma recuperação na economica nacional, com dados do PIB, empregos e renda no campo positivo. As taxas de juros, ainda em patamar elevado, se apresentam como um dos principais pontos de atenção para o crescimento do crédito imobiliário.
Por fim, os dados do INCC (Índice Nacional da Construção Civil) indicam que apesar dos níveis de variação estarem longe dos patamares observados na pandemia os custos de construção seguem crescendo, sendo mais pressionados pela mão de obra.
Compreender as dinâmicas desse mercado oferece insights valiosos para investidores, empreendedores e profissionais do setor, além de ajudar a vislumbrar as possíveis direções futuras, fornecendo um panorama contextualizado para tomadas de decisões estratégicas.