15 de fevereiro de 2024
O Conselho Curador do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (CCFGTS) deve aprovar na próxima reunião, no dia 19 de março, o uso do FGTS Futuro para financiamento da casa própria a famílias de baixa renda beneficiárias do programa Minha Casa, Minha Vida (MCMV).
Nessa fase inicial, a nova modalidade será destinada às famílias com renda mensal de até R$ 2.640, que compõem a Faixa 1 do programa habitacional.
De acordo com técnicos do Ministério das Cidades, o objetivo é atender futuramente a todas as faixas do MCMV, cujo limite de renda familiar é de R$ 8.000.
Para entrar em vigor, o conselho deve aprovar as novas regras, permitindo que a Caixa Econômica Federal libere o valor do FGTS do trabalhador. A proposta permite que o trabalhador utilize créditos que ainda serão depositados no Fundo para abater ou amortizar prestações de imóveis financiados pelo programa.
A implementação do FGTS Futuro é um pleito que tem sido trabalhado pela ABRAINC junto ao governo para ampliar a capacidade de financiamento, permitindo que mais famílias tenham acesso à casa própria.
Redação ABRAINC, com informações do Valor Econômico
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!