8 de abril de 2024
A Caixa Econômica Federal iniciou, nesta segunda-feira (08/04), as contratações de financiamento pelo Minha Casa, Minha Vida com utilização do FGTS Futuro, para beneficiários da Faixa 1 do programa (renda de até R$ 2.640).
O FGTS Futuro poderá ser utilizado pelo titular da conta vinculada do FGTS, que deverá autorizar, no ato da contratação do crédito habitacional, a realização da caução dos créditos disponíveis nas contas do FGTS, por um prazo de 120 meses. A autorização poderá ser feita diretamente pelo app FGTS.
Como funciona?
Para os trabalhadores com carteira assinada, é depositado no FGTS (Fundo de Garantia do Tempo de Serviço) pelo empregador, todos os meses, o equivalente a 8% de seu salário. Por meio do FGTS Futuro, é facultado ao trabalhador utilizar esse valor para complementar a capacidade de pagamento, na obtenção de financiamento habitacional do Minha Casa, Minha Vida (MCMV), por meio da opção de caucionamento dos depósitos futuros da conta vinculada do FGTS. Dessa forma, o trabalhador poderá ter acesso a um financiamento maior para aquisição do seu imóvel.
No processo de contratação, a Caixa, enquanto agente financeiro, informará ao trabalhador a capacidade de pagamento para financiamento habitacional, com e sem a utilização dos depósitos futuros.
A Caixa esclarece que o uso ou não desse recurso é uma decisão exclusiva do trabalhador e a medida é válida apenas para novos contratos de financiamento.
Fonte: Agência Gov
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!