6 de março de 2025
Criada em 2022 pela ABRAINC, a campanha "Mulheres à Obra" chega à quarta edição em 2025, renovando seu compromisso para que mais mulheres possam encontrar espaço, reconhecimento e crescimento na construção civil. Ao longo desses anos, a iniciativa tem sido essencial para a valorização das mulheres no setor, dando voz às suas conquistas dentro de uma indústria historicamente dominada por homens. Em 2025, a ABRAINC trouxe novas personagens para contar suas histórias, ampliar o debate e fomentar o crescimento feminino na indústria da construção.
Lançada tradicionalmente em março, mês em que se celebra o Dia Internacional da Mulher, a "Mulheres à Obra" promove ainda uma importante reflexão sobre os desafios que ainda persistem, com discussões que visam garantir um ambiente mais diverso e inclusivo.
Apesar de ainda ser minoritária, a presença feminina no setor tem crescido ano após ano. Dados do último Painel da Relação Anual de Informações Sociais (RAIS), de 2023, indicam um aumento de 184% no número de mulheres com carteira assinada na construção civil desde 2006.
Além disso, informações do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) de 2024 revelam que 20,2% das 110.921 vagas de emprego formal criadas no setor no ano passado foram ocupadas por mulheres, um avanço significativo em comparação aos percentuais de 14,6% em 2023 e 12,2% em 2022.
Para falar sobre esse crescimento, destacar as conquistas e os desafios que ainda precisam ser superados, a ABRAINC preparou uma série do IncorporaCast especialmente para a “Mulheres à Obra”, onde conversou com protagonistas de suas áreas em diferentes incorporadoras associadas: Ana Dutra (Gerente Técnica da Tenda), Andreia Rocha (Head de Marketing da Plano&Plano), Elaine Belem de Oliveira (Diretora Executiva de Negócios da HM Engenharia), Denize Battaglini Beltrão (Diretora Jurídica, Riscos e Compliance da HM Engenharia), Isabella de Carvalho Gritti (Gerente de Contrato da Pacaembu Construtora), Tainara Caroline Pereira (Gerente de Contrato da Pacaembu Construtora) e Renata Dias (Diretora de Marketing e Relacionamento na Emccamp).
Além de compartilharem suas trajetórias e os desafios de liderar equipes em um setor tradicionalmente masculino, elas também trouxeram suas percepções sobre os avanços obtidos, iniciativas e programas de suas empresas para apoiar mulheres e buscar a equidade de gênero no setor.
Os episódios especiais do IncorporaCast Mulheres à Obra serão lançados semanalmente, sempre às quintas-feiras, com início no dia 6 de março.
Mulher em Construção
Além da campanha “Mulheres à Obra”, a ABRAINC também tem apoiado outras frentes na promoção da diversidade, inclusão e igualdade de gênero no setor. Em 2024, foi firmada uma parceria com o Mulher em Construção, um Instituto que, desde 2006, trabalha para capacitar mulheres socialmente vulneráveis e vítimas de violência doméstica para atuarem na construção civil.
Essas iniciativas da ABRAINC visam inspirar outros atores do setor e estão alinhadas aos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da ONU, especialmente no que tange à igualdade de gênero e à redução das desigualdades.
Redação ABRAINC
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!