6 de maio de 2024
O avanço tecnológico —impulsionado pela pandemia — provocou uma mudança radical na forma como as incorporadoras apresentam seus produtos aos possíveis compradores. Com o isolamento social, foi preciso ressignificar a forma como os consumidores conheciam os imóveis, e a tecnologia foi uma aliada importante. Chamadas de vídeo, visitas virtuais e outras experiências imersivas conquistaram o mercado imobiliário. O tempo passou, os estandes com decorados voltaram a ser frequentados, mas o uso do 3D, de salas sensoriais e de outros gadgets moderninhos deixou de ser tendência para se firmar como uma prática comum.
Não foi por acaso que a Patrimar investiu US$ 500 mil (cerca de R$ 2,5 milhões) para criar uma experiência em 5D no lançamento do Icon, seu terceiro residencial na região do campo de golfe olímpico, na Barra da Tijuca. Em novembro do ano passado, visitando empreendimentos em Miami, nos Estados Unidos, o diretor Comercial e de Marketing do Grupo Patrimar, Lucas Couto, ficou impressionado com um software de realidade virtual que permitia criar vídeos mais sensoriais do que o 3D convencional.
Resultado: graças ao tal software, a empresa produziu, em tempo recorde, um vídeo que começa em um voo de parapente pela Praia da Reserva, sobrevoa toda a região em que o Icon está inserido, revelando o campo de golfe e as lagoas de Marapendi e de Jacarepaguá, para finalmente entrar no residencial e mostrar as áreas comuns, o rooftop e os apartamentos. Nesse passeio, o cliente sente o vento bater no rosto e o cheiro do mar.
— Quando você vende um apartamento na planta, está de fato vendendo um sonho. Nossa intenção foi transportar o cliente para esse sonho, que só vai se concretizar no futuro. Não é uma tecnologia barata, porque envolveu trazer o equipamento e a mão de obra dos Estados Unidos. Mas nem hesitamos — diz Couto.
Em seu primeiro lançamento na Zona Sul, previsto para o segundo semestre, em Botafogo, a Canopus também lançará mão da tecnologia. Uma das ferramentas é a televisão touch inovadora em que o interessado pode ampliar a imagem da planta, saber a vista que terá de acordo com o andar do apartamento que pretende comprar e a posição da unidade em relação ao sol.
—Utilizamos um drone que faz imagens do local do terreno e criamos um link para a TV. Vamos oferecer ainda os óculos de realidade aumentada, com os quais o cliente consegue ver alguns ambientes da área comum, como academia e espaço gourmet —conta o superintendente Comercial da Canopus, Thiago Hernandez.
Fonte: Jornal O Globo
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