31 de julho de 2023
A tecnologia e a Inteligência Artificial (IA) estão transformando rapidamente o setor imobiliário, trazendo benefícios significativos e impactando positivamente as empresas do ramo. É o que aponta um levantamento inédito da ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias) produzido pela Brain Inteligência Estratégica. O estudo revelou ainda que 19% das empresas do setor imobiliário já utilizaram alguma ferramenta de IA.
O levantamento indica uma aprovação à nova tecnologia: das empresas do setor que utilizam IA, 71% avaliaram o impacto como positivo. Os resultados também mostram que 86% dos entrevistados ouvidos no levantamento acreditam que as ferramentas podem melhorar a eficiência e precisão das transações imobiliárias.
Há a avaliação de que a adoção dessas ferramentas tecnológicas tem se mostrado fundamental para o setor, com exemplos claros de seu impacto positivo. Uma das aplicações mais notáveis é a utilização de chatbots e assistentes virtuais, que têm sido empregados para melhorar o atendimento ao cliente, pré-qualificar leads, agendar visitas, fornecer suporte em contratos e documentação, além de oferecer recomendações personalizadas.
Outro aspecto importante é a otimização da construção, em que a tecnologia e a IA têm sido aplicadas no planejamento, projeto, gestão de recursos e logística, desenvolvimento de treinamentos, integração de sistemas e automatização de processos. Essa abordagem resulta em maior eficiência e redução de custos na indústria da construção.
Além disso, a tecnologia e a IA possibilitam o monitoramento de sentimentos por meio da análise de mídias sociais e avaliações online, gerenciamento da reputação e otimização de anúncios e conteúdo. A detecção de fraudes também é aprimorada, com a análise de padrões em transações, detecção de anomalias e análise de declarações de renda, contratos, escrituras e registros.
A eficiência energética é outra área em que a tecnologia e a IA desempenham um papel fundamental. A simulação energética, a otimização de sistemas, os alertas de manutenção preditiva e o gerenciamento energético em tempo real permitem reduzir o consumo de energia e tornar os imóveis mais sustentáveis. À medida que a tecnologia e a IA continuam a se desenvolver, espera-se que o setor imobiliário se beneficie ainda mais dessas inovações. A automação de processos, a análise de dados em larga escala e a personalização da experiência do cliente são apenas algumas das vantagens que essas tecnologias podem oferecer.
O presidente da ABRAINC, Luiz França, acredita que a adoção de tecnologia e IA no setor imobiliário ainda tem muito espaço para crescer. “As incorporadoras que desejam se manter competitivas e na vanguarda do mercado devem continuar investindo nessas áreas. Tudo indica que aqueles que abraçarem essas ferramentas poderão colher benefícios como maior eficiência operacional, experiências de cliente aprimoradas e uma posição de destaque no mercado imobiliário cada vez mais digitalizado”, finaliza o executivo
MAIS INFORMAÇÕES
LOURES CONSULTORIA
Luciana Ferreira - luciana.ferreira@loures.com.br - (11) 9.9610-6498
Marcos Araújo - marcos.araujo@loures.com.br - (11) 9.8634-6551
Amanda Marchini - amanda.marchini@loures.com.br - (11) 9.7080-6089
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!