28 de agosto de 2024
O presidente da ABRAINC, Luiz França, participou na terça-feira (27/08), no Senado Federal, de Audiência Pública da Comissão de Assuntos Econômicos (CAE) sobre os impactos da reforma tributária sobre a construção civil e mercado imobiliário.
França destacou o amplo trabalho técnico feito pela ABRAINC para apurar a carga tributária setorial, e defendeu a alteração no redutor da alíquota modal para o setor aprovada na Câmara, passando de 40% para 60%, essencial para manter a carga tributária atual e evitar aumento nos preços dos imóveis para os consumidores.
O presidente da ABRAINC enfatizou a importância de se manter a carga tributária atual para que a construção civil continue a impulsionar o PIB. "Historicamente, quando o PIB da construção civil cresce, ele puxa o PIB nacional para cima", explicou França, sublinhando a necessidade de se preservar essa dinâmica para o futuro crescimento econômico do país.
Luiz França também ressaltou a importância da reforma tributária para o país, que deverá simplificar a cobrança de tributos, mas defendeu a necessidade de ajustes no texto aprovado pelos deputados, pois, da maneira como está atualmente, haverá aumento da carga tributária ao setor.
Também estiveram presentes na audiência o vice-presidente da Relações Institucionais da ABRAINC, Cícero Araújo; o presidente da CBIC, Renato Correia; o vice-presidente jurídico da CBIC, Fernando Guedes; o presidente executivo do Secovi-SP, Ely Wertheim; o presidente da Associação das Empresas de Loteamento Urbano (AELO), Caio Portugal; a representante do projeto Mulheres no Tributário, Fernanda Foizer Silva; Gilberto Alvarenga, consultor tributário da Confederação Nacional do Comércio (CNC); e a consultora internacional de IVA (Imposto sobre Valor Agregado), Melina Rocha.
Redação ABRAINC
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!