24 de novembro de 2023
O VP de Relações Institucionais da ABRAINC, Cícero Araújo, esteve presente em solenidade realizada no Palácio do Planalto, em Brasília, nesta quarta-feira (22/11), para o anúncio da 1ª Seleção de Propostas para o novo Minha Casa, Minha Vida (MCMV) direcionada ao faixa 1 (FAR). O evento contou com participação do presidente da República, Luiz Inácio Lula da Silva; do vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin; do ministro-chefe da Casa Civil, Rui Costa; do ministro das Cidades, Jader Filho; do presidente da Caixa, Carlos Vieira; do presidente da CBIC, Renato Correia, além de diversos governadores e parlamentares.
Durante a cerimônia, o ministro das Cidades, Jader Filho, assinou a Portaria 1.482, de 21 de novembro de 2023, que divulga a seleção das propostas. Também foram assinados o edital do Prêmio Minha Casa, Minha Vida e um protocolo de intenções com a Academia Brasileira de Letras, para que os novos empreendimentos do MCMV sejam equipados com salas de leitura e bibliotecas.
São 187,5 mil unidades habitacionais selecionadas pelo Ministério das Cidades para famílias com renda de até 2 salários-mínimos (ou R$ 2.640,00 em valores atuais), em mais de 1,2 mil empreendimentos que beneficiarão 560 municípios em todo o Brasil. Do total, 184 mil unidades são destinadas a famílias integrantes dos cadastros habitacionais, em todos os estados brasileiros. As demais 3 mil unidades serão destinadas a famílias que tenham perdido seu único imóvel por emergência ou estado de calamidade pública, ou pela realização de obras públicas federais, nos estados do AC, AM, PE, RS e SP.
As propostas, recebidas pela Caixa em 2023 e selecionadas pelo Ministério das Cidades, atenderam às novas regras estabelecidas após a retomada do MCMV. Critérios como proximidade dos centros urbanos, melhorias nas especificações dos imóveis, infraestrutura de qualidade, varanda, salas para biblioteca, entre outros, foram considerados. Os projetos foram enviados pelos governos estaduais e prefeituras e por construtoras.
Redação ABRAINC, com informações do Ministério das Cidades
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!