Maio 2023

Com base nas últimas informações compartilhadas por 20 empresas associadas à ABRAINC (Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias), os principais destaques dos Indicadores ABRAINC/Fipe, com referência ao 1º trimestre de 2023, envolveram os seguintes resultados:

  • Lançamentos: em unidades, os lançamentos declinaram 24,3% na comparação com o mesmo período de 2022. O resultado negativo do 1º trimestre abrangeu tanto o segmento residencial de Médio e Alto Padrão (MAP), com queda de 60%, como as unidades lançadas em associação ao Programa Minha Casa Minha Vida (MCMV), que recuaram 7,1%. Em termos de valor, comparativamente, as estimativas produzidas para o 1º trimestre* indicaram ligeiro incremento real de 0,4% nos lançamentos. Entre os segmentos residenciais, a queda real no valor lançado de MAP (-16,5%) contrastou com a alta registrada em MCMV (+19,5%).
  • Vendas: considerando todos os segmentos, o número de unidades vendidas recuou 5,7% no 1º trimestre de 2023. Entre os segmentos residenciais, as vendas de unidades de Médio e Alto Padrão (MAP) cresceram 12,1%, diferenciando-se de MCMV, com queda de 14,8%. Alternativamente, sob a ótica do valor*, as vendas totais apresentaram um incremento real de 1,6% no 1º trimestre de 2023, impulsionadas pelo desempenho positivo do segmento MAP (+5,3%).
  • Entregas: os indicadores destacaram um crescimento de 8,9% no número de imóveis entregues no 1º trimestre de 2023. Os resultados positivos se estenderam a ambos segmentos residenciais, dado o aumento de 16,8% das entregas de MAP e o incremento de 13,1%, no caso de unidades associadas ao MCMV.
  • Distratos: o número de distratos recuou 17,5% no período analisado. A queda abrangeu os segmentos residenciais mais relevantes do mercado: MAP (-4,7%) e MCMV (-23,6%). A reboque, a relação entre distratos e vendas recuou para 10,7% no período, o que representa uma queda de 1,5 ponto percentual em relação à média no 1º trimestre de 2022. No caso específico de MAP, em particular, esse indicador declinou para 9,7% (queda de 1,8 ponto percentual).
  • Oferta: ao final de março/2023, a oferta disponibilizada pelas 20 empresas que compõem os indicadores cresceu 2,2% em relação ao apurado no final do 1º trimestre de 2022, atingindo a marcada de 140,4 mil unidades – volume equivalente a 15,2 meses de consumo, considerando o desempenho médio das vendas no 1º trimestre de 2023. Entre os segmentos residenciais, registrou-se uma queda de 5,2% na oferta de MAP (para 52,4 mil unidades, o equivalente a 17,8 meses de consumo), enquanto a oferta de unidades associadas ao Programa MCMV cresceu 5,1% (para 82,2 mil unidades ou 13,9 meses de consumo).
  • Vendas sobre Oferta (VSO) Trimestral: com base em informações de unidades lançadas, vendidas e ofertadas em todos os segmentos, apurou-se um VSO trimestral de 19,7% ao final de março/2023 resultado marginalmente abaixo do registrado há um ano (-0,6 p.p.). Para o segmento residencial de médio e alto padrão (MAP), em particular, o indicador calculado foi inferior (16,8%), embora tenha avançado 2,4 pontos percentuais em relação ao 1º trimestre de 2022.

Os Indicadores ABRAINC-Fipe são calculados pela Fipe com base em dados de 20 empresas associadas à ABRAINC. As variações são calculadas em relação ao mesmo período do ano anterior. Nota: (*) valores foram estimados a partir dos dados disponíveis sobre o valor médio das unidades lançadas e vendidas por parte das empresas associadas, corrigidos pelo IPCA/IBGE com referência a março/2023.

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