Junho 2019

Vendas líquidas acumulam alta de 11,4% nos últimos 12 meses, com recuo de 27,4% nos distratos   De acordo com informações de empresas associadas à Abrainc – Associação Brasileira de Incorporadoras Imobiliárias, os lançamentos de imóveis somaram 2.471 unidades em abril de 2019, totalizando 102.564 unidades nos últimos 12 meses – volume 19,9% superior ao registrado nos 12 meses precedentes. Já as vendas de imóveis novos totalizaram 8.153 unidades no último mês, colaborando para um total de 114.756 unidades vendidas nos últimos 12 meses – resultado que corresponde a uma ligeira alta de 0,4% no mesmo horizonte de análise. Considerando-se no cômputo apenas os empreendimentos residenciais, que incluem aqueles categorizados como Médio e Alto Padrão ou vinculados ao Programa Minha Casa Minha Vida*, os lançamentos e vendas de imóveis novos avançaram, respectivamente, 23,7% e 1,0% nos últimos 12 meses. Vale ressaltar que as vendas líquidas** – calculadas pela subtração das unidades distratadas do total de unidades vendidas em um mesmo intervalo – cresceram 11,4% nesse período. O desempenho positivo reflete a queda observada da relação entre distratos e vendas: graças ao expressivo recuo de 27,4% dos distratos e ao ligeiro aumento das vendas de no período (0,4%), a média do indicador nos últimos 12 meses foi de 20,6% - percentual que representa uma queda de 7,9 pontos em relação à média referente aos 12 meses precedentes (28,4%), e uma redução de 22,4 pontos em comparação à média do ano de 2016, período em que a relação média distratos-vendas atingiu o patamar recorde de 42,6%. No tocante à participação por tipologia, a maior parte dos lançamentos residenciais (77,0%) e das vendas residenciais (70,7%) realizadas nos últimos 12 meses correspondeu a unidades comercializadas no âmbito do Programa MCMV*, ao passo que os empreendimentos de MAP foram responsáveis por 23,0% das unidades residenciais lançadas e 29,3% das unidades residenciais vendidas. Em termos de desempenho por segmento residencial, é possível constatar diferenças no desempenho dos empreendimentos residenciais de médio e alto padrão (MAP) e dos empreendimentos residenciais vinculados ao programa Minha Casa Minha Vida (MCMV)*. De um lado, apesar da importante alta de 15,4% registrada nos lançamentos residenciais de médio e alto padrão nos últimos 12 meses, as vendas de novas unidades pelo segmento ainda acumulam queda de 7,7% na comparação com o período precedente (vale ressaltar, todavia, que as vendas líquidas** do segmento MAP apresentaram alta expressiva de 14,3% no mesmo período). Comparativamente, o número de lançamentos residenciais vinculadas ao Programa MCMV* nos últimos 12 meses aumentou 26,5% em relação ao período precedente, tendência acompanhada pelo resultado positivo ainda observável no âmbito das vendas, com alta de 5,2%.   Notas: (*) As informações do Programa Minha Casa Minha Vida contemplam apenas empreendimentos da Faixa 2 e Faixa 3. (**) As vendas líquidas correspondem ao volume de vendas excluindo-se as unidades distratadas no mesmo período.  

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