16 de fevereiro de 2023
O presidente da ABRAINC, Luiz França, falou a alguns dos principais veículos de imprensa do país a visão da entidade sobre o relançamento do Minha Casa, Minha Vida (MCMV). O anúncio oficial da retomada do programa habitacional foi feito pelo presidente Lula na terça-feira (14/02), em evento realizado na cidade de Santo Amaro (BA). Na cerimônia, Lula assinou a Medida Provisória (MP) 1.162/2023, que traz as regras do novo MCMV.
De acordo com o governo, o Minha Casa Minha Vida tem como meta contratar, até 2026, dois milhões de moradias. Uma das principais novidades do programa é o retorno da Faixa 1, agora voltado para famílias com renda bruta de até R$ 2.640. A ideia do governo é que até 50% das unidades financiadas e subsidiadas no MCMV sejam destinadas a esse público.
França falou com os jornais O Globo, Valor Econômico, Estadão, além das emissoras de TV, Band e SBT.
O presidente da ABRAINC afirmou que o retorno da Faixa 1 do MCMV é importante para combater o déficit habitacional no país, e avaliou que após a retomada das obras paradas da Faixa 1, é preciso que as demais faixas do programa também possam receber incentivos, ampliando, dessa forma, a contratação de novos projetos.
“O setor deve continuar com um bom desempenho neste ano, gerando empregos e contribuindo para que muitos brasileiros possam realizar o sonho da casa própria. O retorno do programa Minha Casa Minha Vida tem um papel fundamental neste cenário, pois amplia o acesso das famílias mais carentes à moradia, contribuindo no combate ao déficit habitacional e na inclusão social para a população de menor renda”, disse Luiz França.
Redação ABRAINC
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!