A ABRAINC apresenta o Painel de Indicadores do 3º trimestre de 2022, um relatório trimestral que resume os principais indicadores setoriais de forma sucinta e em página única.
O material apresenta um panorama completo do setor no 3º trimestre de 2022 com dados de vendas e lançamentos do Indicador Mensal ABRAINC-Fipe, Radar, além dos indicadores antecedentes IAMI e Índice de Confiança Empresarial ABRAINC-Deloitte.
Indicadores Mensais ABRAINC-Fipe: A atividade imobiliária mantém bom ritmo em 2022, impulsionada pelo crescimento nas vendas do segmento MAP. Já os lançamentos estão um pouco abaixo de 2021, ano recorde do setor. O segmento MAP seguiu registrado alta nas vendas no 3° trimestre e no acumulado em 12 meses, mantendo a boa performance de 2021. Já o segmento CVA tem desempenho pior quando comparando com os dados de 2021, entretanto o 3° trimestre mostra recuperação das vendas do CVA (23% acima do 1° trimestre) , refletindo medidas implementadas pelo governo que ampliaram o acesso a moradia.
RADAR Abrainc/Fipe (nota de 1 a 10) - 3º Trimestre 2022 - Cenário Econômico: alta na nota geral em 0,4 ponto refletindo uma melhora no cenário macro econômico (aumento no PIB, queda na inflação e desemprego).
IAMI- Indicador Antecedente do Mercado Imobiliário - Últimos 12 Meses (setembro/2022): emissões de alvarás caíram no acumulado em 12 meses (-40,1%) no município de São Paulo. Resultado natural após o grande volume de
alvarás concedidos nos últimos anos.
Índice Confiança - Deloitte - 3° Trimestre 2022 x 2° Trimestre 2022: Os indicadores mostraram uma melhora na percepção do empresário em relação a procura e venda de imóveis. Segue expectativa forte valorização nos preços dos imóveis. O segmento CVA foi o principal responsável por essa melhora na confiança, refletindo as mudanças implantadas pelo governo que ampliaram o acesso a moradia popular.
Nenhum estudo relacionado encontrado.