A ABRAINC apresenta o Painel de Indicadores do 1º trimestre de 2023, um relatório trimestral que resume os principais indicadores setoriais de forma sucinta e em página única.
O material apresenta um panorama completo do setor no 1º trimestre de 2023.
Indicadores Mensais ABRAINC-Fipe: A atividade imobiliária desacelerou no primeiro trimestre de 2023. Os lançamentos e vendas apresentaram quedas, principalmente no segmento MAP. Apesar da queda, o ticket médio dos lançamentos e vendas tem aumentado. O desempenho mais fraco nos lançamentos (unidades) frente ao mesmo periodo de 2022, é impactado pela alta do juros no financiamento imobiliário e pela diminuição do oferta de crédito. Isso impacta principalmente o segmento MAP. Em termos de valor lançado, no 1º tri houve incremento real de 0,4% nos lançamentos e 1,6% nas vendas. O desempenho quando avaliamos sob a ótica de VGV é melhor em função da valorização dos preços dos imóveis. Em relação às vendas, os resultados são melhores, pois as empresas estão em processo de vender os produtos lançados nos últimos 2 anos (período em que tivemos um grande número de lançamentos).
Cenário Econômico - PIB e Inflação: PIB avançou 1,9% no trimestre, surpreendendo todas as estimativas do mercado. Já a inflação segue em queda no acumulado em 12 meses.
Índice Confiança - 1° Trimestre 2023 x 4° Trimestre 2022: Os indicadores mostraram uma manutenção na percepção do empresário em relação a venda. Segue expectativa de forte valorização nos preços dos imóveis. O segmento MCMV foi o principal responsável pela manutenção na confiança, refletindo as melhoras nas condições de affordability e as expectativas de retomada do MCMV em 2023.