17 de Abril de 2023

PAINEL DE INDICADORES ABRAINC - 4º TRIMESTRE 2022

A ABRAINC apresenta o Painel de Indicadores do 4º trimestre de 2022, um relatório trimestral que resume os principais indicadores setoriais de forma sucinta e em página única.

O material apresenta um panorama completo do setor no 4º trimestre de 2022 com dados de vendas e lançamentos do Indicador Mensal ABRAINC-Fipe, Radar, além dos indicadores antecedentes IAMI e Índice de Confiança Empresarial ABRAINC-Deloitte.

Indicadores Mensais ABRAINC-Fipe:  A atividade imobiliária manteve bom ritmo em 2022 com crescimentos nas vendas e entregas. Já os lançamentos apresentaram quedas, principalmente no segmento MAP, refletindo a piora no cenário de crédito e juros altos. As vendas do setor imobiliário (CVA+MAP) bateram recorde no acumulado em 12 meses (9,2%), mantendo a boa performance de 2021. Na análise por segmento no 4º tri, o segmento CVA teve queda nas vendas (- 15,6%) em relação ao 4ºtri/2021 e crescimento nos lançamentos (7,7%), refletindo as expectativas da retomada do MCMV em 2023. Já o segmento MAP teve sentido inverso, com crescimento nas vendas (41%) e queda nos lançamentos (-68%) na comparação com 4º tri/2021, refletindo as pioras na concessão de crédito e elevação das taxas de juros.

RADAR Abrainc/Fipe (nota de 1 a 10) - 4º Trimestre 2022 - Cenário Econômico: baixa na nota geral em 0,1 ponto revela que as condições do mercado imobiliário não se alteraram de forma significativa no curto prazo. A queda na nota foi influenciada por declínio nos indicadores de crédito e do ambiente macro (atividade e confiança).

IAMI- Indicador Antecedente do Mercado Imobiliário - Últimos 12 Meses (dez/2022): emissões de alvarás caíram no acumulado em 12 meses (-40,6%) no município de São Paulo. Resultado natural após o grande volume de alvarás concedidos nos últimos anos.

Índice Confiança - Deloitte - 4° Trimestre 2022 x 3° Trimestre 2022:  Os indicadores mostraram uma manutenção na percepção do empresário em relação a venda. Segue expectativa de forte valorização nos preços dos imóveis. O segmento CVA foi o principal responsável pela manutenção na confiança, refletindo as melhoras nas condições de affordability e as expectativas de retomada do MCMV em 2023.

Veja estudos relacionados

Ocorreu um erro. Este aplicativo pode não responder mais até ser recarregado. Recarregar 🗙
,