ABRAINC e CTE lançam cartilha sobre Matriz de Materialidade no setor de incorporação imobiliária
Evento destacou a importância da integração de práticas ambientais, sociais e de governança para as incorporadoras
Em evento focado na relevância das práticas de ESG, a ABRAINC (Associação Brasileira das Incorporadoras Imobiliárias) e o CTE lançaram a cartilha "Referencial ESG: Materialidade do Setor de Incorporação Imobiliária". Com transmissão ao vivo no YouTube da ABRAINC, o webinar contou com a participação de Luiz França, presidente da ABRAINC; Vladimir Iszlaji, diretor de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da entidade, Marcia Menezes, diretora do CTE; Eduardo Galeskas, gerente de ESG da Mitre Realty; e José Luiz Esteves, gestor Executivo de Relações Institucionais e Sustentabilidade da MRV & CO.
A cartilha, apresentada em primeira mão durante o encontro, serve como um guia prático para auxiliar as incorporadoras na identificação e priorização dos principais aspectos estratégicos e operacionais relacionados à sustentabilidade e governança. Ela aborda temas como impacto ambiental, responsabilidade social e governança corporativa, que vêm se tornando essenciais para as operações do setor imobiliário.
"Na ABRAINC, contamos com 12 empresas de capital aberto, e 3 delas já fazem parte do índice de sustentabilidade da B3. Além disso, outras estão previstas para ingressar em 2025. Essa movimentação é crucial para o setor de incorporação, pois não só envolve diretamente o comprador, mas também dissemina uma cultura de sustentabilidade na sociedade. A ABRAINC desempenha um papel fundamental nesse processo, promovendo práticas essenciais para o futuro do mercado", explica Luiz França, presidente da Associação.
Marcia Menezes, Vladimir Iszlaji, Luiz França, José Luiz Esteves e Eduardo Galeskas no lançamento cartilha
O encontro foi idealizado para apoiar as empresas do ramo na identificação dos principais temas relacionados ao ESG e na integração desses aspectos em suas operações e estratégias. Márcia Menezes, diretora do CTE, reforçou a necessidade de um alinhamento cada vez maior entre as incorporadoras e as demandas por sustentabilidade. O documento em discussão foi o resultado de contribuições de empresas associadas da ABRAINC e se posiciona agora como um guia valioso para adaptação às mudanças e tendências de mercado.
"A ideia do guia surgiu com o objetivo de incentivar o setor e nossas associadas a adotar um modelo de negócios mais sustentável. Identificamos que esse material seria um ponto de partida estratégico. Este guia e o evento marcam um momento importante para reforçar essa visão, incentivando mais empresas a assumirem o compromisso com a sustentabilidade. Quanto mais empresas estiverem envolvidas, melhor conseguimos planejar e implementar ações eficazes”, ressalta Vladimir Iszlaji, diretor de Desenvolvimento Urbano e Meio Ambiente da ABRAINC, enfatizando o papel da nova cartilha na liderança das práticas ESG dentro do setor.
Após apresentação da cartilha, Eduardo Galeskas e José Luiz Esteves apresentaram as matrizes de materialidade da Mitre e MRV, respectivamente, e os principais temas relacionados à agenda ESG que estão no foco de atuação das empresas.
Faça o download da cartilha!
MAIS INFORMAÇÕES
LOURES CONSULTORIA
imprensa.abrainc@loures.com.br
Luciana Ferreira - (11) 9.9610-6498
Breno Ávila - (11) 9.9427.2242