1 de julho de 2025
De janeiro a maio de 2025, o setor da Construção gerou 149 mil novas vagas com carteira assinada, o que representa 14% do saldo positivo de empregos no país no período. Os dados são do Novo Caged, divulgados nesta segunda-feira (30/06) pelo Ministério do Trabalho e Emprego (MTE).
Somente no mês de maio, a construção criou 16.678 postos formais, mantendo-se como uma das atividades com maior capacidade de absorção de mão de obra.
Ao final do mês, o setor empregava 3.006.670 trabalhadores com carteira assinada em todo o território nacional.
Para Luiz França, presidente da ABRAINC, os dados reforçam o papel estratégico da construção civil no mercado de trabalho. “Para que essa trajetória positiva seja mantida e ampliada, é fundamental avançar na redução estrutural dos juros e assegurar o funding necessário para o financiamento habitacional e para os investimentos no setor”, destaca.
PNAD Contínua
Na sexta-feira (27/6), o IBGE divulgou os dados da PNAD Contínua, que apontaram uma taxa de desocupação de 6,2% no trimestre móvel encerrado em maio. O índice representa queda de 0,6 ponto percentual em relação ao trimestre anterior (6,8%) e de 0,9 p.p. frente ao mesmo período de 2024 (7,1%).
Já o rendimento real habitual dos trabalhadores alcançou R$ 3.457, valor estável frente ao trimestre anterior, mas com alta de 3,1% na comparação anual.
Redação ABRAINC
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!