11 de dezembro de 2024
O Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central aumentou, nesta quarta-feira (11/12) a taxa Selic em 1 ponto percentual, de 11,25% para 12,25% ao ano. Foi o terceiro aumento consecutivo.
NOTA DA ABRAINC
A ABRAINC considera que a decisão do Copom intensifica os desafios enfrentados pela economia brasileira. Os juros elevados restringem o acesso ao crédito, dificultam investimentos e ampliam as despesas financeiras de famílias e empresas, com efeitos profundos em diversos setores produtivos do país, comprometendo sua sobrevivência. A medida, porém, foi necessária para reduzir a pressão inflacionária e alta do dólar.
Nos últimos 12 meses, o pagamento dos juros da dívida pública foi de R$ 870 bilhões. O aumento de cada ponto percentual da Selic eleva essa quantia em cerca de R$ 48 bilhões, de acordo com estudo do Banco Central.
O Brasil já ocupa o terceiro lugar no ranking mundial de juros reais, com uma taxa de cerca de 8,1%, atrás apenas de Turquia e Rússia. Com isso, o cenário atual exige ações concretas para aliviar os custos estruturais da economia. É urgente que o governo realize cortes nos gastos públicos para estabelecer um equilíbrio fiscal de longo prazo, condição imprescindível para reduzir os juros de forma sustentável.
Esses desafios são particularmente evidentes no impacto sobre as empresas, que enfrentam crescentes dificuldades para manter sua sustentabilidade financeira. Apenas em 2024, os pedidos de recuperação judicial chegaram a 1,7 mil até setembro, um aumento de 73% em relação ao mesmo período do ano anterior, conforme dados da Serasa Experian.
O equilíbrio fiscal seria condição essencial para destravar o crescimento econômico brasileiro, considerando a atual baixa taxa de desemprego (6,2%) e o expressivo crescimento do PIB (3,1%). Nesse contexto, também é fundamental a aprovação da reforma tributária para melhorar o ambiente de negócios e reduzir a informalidade, criando condições mais favoráveis aos investimentos e aprimorando ainda mais as perspectivas de geração de emprego e renda para os brasileiros.
MAIS INFORMAÇÕES
LOURES CONSULTORIA
Luciana Ferreira – (11) 99610-6498
luciana.ferreira@loures.com.br
imprensa.abrainc@loures.com.br
Foto de capa da notícia: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Fique por dentro de tudo o que rola no setor!